Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Geral

Iceberg gigante se desloca de plataforma de gelo na Antártida

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido, informaram nesta quarta-feira (12) que um iceberg gigante, do tamanho do Distrito Federal, se desprendeu da Larsen C, a maior plataforma de gelo no norte da Antártida.

O deslocamento, ocorrido provavelmente entre os dias 10 e 12 de julho, já era esperado pelos especialistas, que há mais de uma década monitoravam uma ruptura considerável na plataforma.

Os motivos do descolamento ainda são investigados. Porém, os pesquisadores consideram ser possível que o aquecimento global tenha contribuído para acelerar o processo de separação, embora não existam evidências científicas concretas que possam provar a teoria.

Os cientistas consideram que, agora que se soltou, o enorme bloco de gelo, de um trilhão de toneladas, se afaste gradualmente da plataforma. É provável que ele se quebre em fragmentos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber