MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo avalia reduzir a 10% desconto automático de salário no Fies

LAÍS ALEGRETTI BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O novo Fies, que será divulgado pelo governo nesta quinta-feira (6), prevê que a devolução do financiamento ocorrerá por meio do desconto automático do salário do recém-formado. A medida provisória fará menção à

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2017, 23:40:08 Editado em 05.07.2017, 23:40:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LAÍS ALEGRETTI

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O novo Fies, que será divulgado pelo governo nesta quinta-feira (6), prevê que a devolução do financiamento ocorrerá por meio do desconto automático do salário do recém-formado. A medida provisória fará menção à legislação que estabelece o limite de 30% para o crédito consignado, conforme mostrou a Folha .

O grupo do governo que estuda as mudanças no Fies avalia, contudo, fixar um percentual de cerca de 10% para o desconto no salário no caso específico do financiamento estudantil. Essa é a taxa média adotada em outros países, segundo argumento de técnicos do governo.

continua após publicidade

Esse percentual pode ser estabelecido em uma portaria que sairá após a divulgação da medida provisória do novo Fies. A ideia da equipe do presidente Michel Temer é deixar de fora da MP alguns pontos do novo Fies para ter maior flexibilidade e não depender da aprovação pelo Congresso Nacional.

Segundo um integrante do governo que participa das discussões, a divulgação da informação de que o desconto no salário pode chegar a 30% nesta quarta-feira (5) causou uma repercussão ruim.

Além da possibilidade de criar um limite específico para o Fies, o governo também deve regulamentar, depois da medida provisória, o período que o recém-formado terá para conseguir um emprego. Passado esse período, serão acionadas as garantias, como fiador e fundo garantidor, para honrar a dívida. A expectativa é que esse prazo seja de alguns meses.

Outra mudança proposta para o ano que vem, como a Folha revelou em junho, é que o aluno saberá, já ao firmar o contrato, o valor total do empréstimo para pagar o ensino superior. Isso porque o contrato será para todo o período. Atualmente, o financiamento é renovado a cada semestre e segue o reajuste das mensalidades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo avalia reduzir a 10% desconto automático de salário no Fies"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!