MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Estudos analisam relação entre dengue e zika

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dois novos estudos, um com macacos, feito nos EUA, e um com humanos, realizado em São José do Rio Preto (SP), propuseram-se a responder uma dúvida que estava na cabeça de médicos e cientistas: será que infecções anteriores pel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2017, 20:40:09 Editado em 30.06.2017, 20:40:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dois novos estudos, um com macacos, feito nos EUA, e um com humanos, realizado em São José do Rio Preto (SP), propuseram-se a responder uma dúvida que estava na cabeça de médicos e cientistas: será que infecções anteriores pelo vírus da dengue poderiam agravar o efeito do vírus da zika no organismo? A resposta é não.

continua após publicidade

A suposição tinha base na teoria conhecida como ADE (potencialização dependente de anticorpos). Em resumo, anticorpos (presentes em quem teve dengue, por exemplo) se ligariam de maneira "frouxa" a outro vírus (da zika). Essa ligação fraca, em vez eliminar o segundo patógeno pioraria a infecção.

A ADE ainda seria uma possível explicação para os episódios de dengue hemorrágica.

continua após publicidade

A pesquisa com macacos saiu na "Nature Communications". A pesquisa brasileira foi publicada na revista "Clinical Infectious Diseases".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Estudos analisam relação entre dengue e zika"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!