MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

'Paciência estratégica' com Pyongyang acabou, diz Trump com líder de Seul

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (30), durante visita do líder sul-coreano, Moon Jae-in, que a era de "paciência estratégica" com a Coreia do Norte acabou. "A era de paciência estratégica

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2017, 14:45:03 Editado em 30.06.2017, 14:45:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (30), durante visita do líder sul-coreano, Moon Jae-in, que a era de "paciência estratégica" com a Coreia do Norte acabou.

continua após publicidade

"A era de paciência estratégica com o regime da Coreia do norte se esgotou (...) Francamente, a paciência acabou", declarou Trump ao lado de Moon na Casa Branca.

"Estamos trabalhando em conjunto com a Coreia do Sul e o Japão, além de parceiros ao redor do mundo, em medidas econômicas, diplomáticas e de segurança para proteger nossos aliados e nossos próprios cidadãos desta ameaça conhecida como Coreia do Norte."

continua após publicidade

O republicano também disse ter aceitado o convite de Moon para visitar a Coreia do Sul ainda neste ano. O líder sul-coreano afirmou que a viagem irá "demonstrar não apenas nossa amizade, mas também o elo íntimo que nossos povos desenvolveram em todas as circunstâncias".

Além disso, Trump reafirmou sua exigência de equilíbrio nos gastos de segurança. Em outras ocasiões, o presidente reclamou dos gastos elevados dos Estados Unidos para proteger seus aliados.

Os Estados Unidos mantém 28.500 soldados na Coreia do Sul e têm um acordo de defesa mútua com o país desde a Guerra da Coreia, que terminou em 1953 sem um acordo de paz, deixando a península Coreana tecnicamente em estado de guerra desde então.

continua após publicidade

Representante de um partido de centro-esquerda, Moon chegou ao poder em maio após o impeachment da presidente Park Geun-hye, deposta após um escândalo de corrupção. O mandatário prometeu uma abordagem de diálogo com o rival do Norte diante do crescimento das tensões na região.

COMÉRCIO

Trump afirmou ter discutido com seu colega sul-coreano sobre a revisão de um acordo comercial vigente desde 2012 e disse que os países se esforçarão para "remover barreiras ao comércio recíproco e ao acesso a mercados", especialmente o mercado automobilístico.

O deficit comercial dos Estados Unidos com a Coreia do Sul cresceu nos últimos anos, atingindo o valor recorde de US$ 27,6 bilhões em 2016.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "'Paciência estratégica' com Pyongyang acabou, diz Trump com líder de Seul"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!