MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento alemão aprova multa contra discurso de ódio nas redes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento da Alemanha aprovou nesta sexta-feira (30) um projeto de lei que prevê multa de até 50 milhões de euros para sites de redes sociais que não retirarem, em pouco tempo, conteúdos agressivos e notícias falsas. A med

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.06.2017, 12:20:03 Editado em 30.06.2017, 12:20:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento da Alemanha aprovou nesta sexta-feira (30) um projeto de lei que prevê multa de até 50 milhões de euros para sites de redes sociais que não retirarem, em pouco tempo, conteúdos agressivos e notícias falsas.

continua após publicidade

A medida deve impor novos limites à liberdade de expressão no país, que já possui uma das leis mais duras do mundo contra difamação e discurso de ódio contra minorias -por exemplo, há pena de prisão para o crime de negação do Holocausto. Mas poucos casos chegam a ser julgados.

A chegada de centenas de milhares de refugiados nos últimos anos gerou debates inflamados nas redes sociais, e as autoridades vêm encontrando dificuldades em proceder com o grande fluxo de denúncias de crimes de ódio.

continua após publicidade

"A liberdade de expressão termina onde começa a lei criminal", disse o ministro da Justiça, Jeiko Maas, que impulsionou a medida.

De acordo com Maas, dados oficiais apontam que a ocorrência de crimes de ódio na Alemanha aumentou em 300% nos dois últimos anos. Ele também disse que as negociações sobre o projeto de lei com as empresas de tecnologia não avançaram.

Crítico da medida, o Facebook reclamou da falta de diálogo e disse que o projeto, em sua forma atual, "não irá melhorar os esforços para combater" o discurso de ódio.

continua após publicidade

O partido ultranacionalista de direita Alternativa para a Alemanha disse que avalia entrar com recurso na Suprema Corte contra a lei.

Apoiador da lei, o Conselho Central de Judeus ressaltou a ocorrência de discurso antissemita nas redes sociais e disse que a medida é importante para "limitar o discurso de ódio de maneira eficaz".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento alemão aprova multa contra discurso de ódio nas redes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!