MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Líder da Igreja Anglicana diz que instituição ocultou abuso de jovens

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Um líder da Igreja Anglicana afirmou nesta quinta-feira (22) que a instituição ocultou evidências do abuso de jovens praticado por um bispo durante duas décadas. A declaração de Justin Welby, arcebispo da Cantu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.06.2017, 10:25:08 Editado em 22.06.2017, 10:25:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Um líder da Igreja Anglicana afirmou nesta quinta-feira (22) que a instituição ocultou evidências do abuso de jovens praticado por um bispo durante duas décadas.

A declaração de Justin Welby, arcebispo da Cantuária, foi feita após uma investigação independente criticar a igreja por sua atuação no caso de Peter Ball. A liderança da Cantuária é cargo mais alto na Igreja Anglicana, abaixo do monarca. Welby classificou a leitura do relatório como algo "angustiante".

continua após publicidade

"A igreja conspirou e escondeu, em vez de tentar ajudar aqueles que foram corajosos o bastante para fazer as denúncias", disse. "Mais uma vez, eu peço desculpas."

"Esse é um comportamento indesculpável e chocante", afirmou, insistindo também em que o caso não é atual e, portanto, não significa que a instituição mantenha as práticas. "Não podemos ser complacentes, precisamos aprender as lições."

O bispo Peter Ball, hoje aos 85 anos, admitiu seu histórico de abuso de 18 jovens vulneráveis com de 17 a 25 anos entre 1977 e 1992. Eles lhe haviam procurado pedindo conselho espiritual. Uma das vítimas de Ball, Neil Todd, suicidou-se em 2012.

continua após publicidade

Ball escapou dessas acusações em 1993, ao renunciar de seu posto em Gloucester, um processo no qual recebeu o apoio de figuras de alto escalão na igreja. Ele foi foi preso em outubro de 2015 e foi solto em fevereiro passado após cumprir 16 meses, metade da pena.

O duro relatório condenando a instituição foi encomendado pelo próprio arcebispo da Cantuária, Welby. O trabalho foi chefiado por Moira Gibb durante um ano.

O texto publicado nesta quinta diz que a igreja tratou Ball como uma vítima, em vez de perpetrador, enquanto ofereceu pouca compaixão às vítimas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Líder da Igreja Anglicana diz que instituição ocultou abuso de jovens"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!