Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Farc iniciam fase final da entrega de armas na Colômbia

Loading...

GERAL

Farc iniciam fase final da entrega de armas na Colômbia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) iniciaram nesta terça-feira (20) a última fase de seu processo de desarmamento.

O movimento é parte do acordo de paz assinado entre a guerrilha e o governo colombiano no final do ano passado para pôr fim ao conflito armado no país e passo vital para a transição do grupo à vida civil, como partido político.

"O desarmamento é uma realidade e com ele os avanços para consolidar a paz com as Farc e dar aos colombianos muito mais tranquilidade", afirmou o presidente Juan Manuel Santos. A expectativa é que a entrega das armas seja concluída dentro de uma semana, no dia 27 de junho.

A guerrilha mais antiga do continente deverá entregar os 40% restantes de seu estoque de armas a uma missão das Nações Unidas, responsável pelo processo de coleta, nas 26 zonas de concentração estabelecidas pelo acordo de paz. Os 60% iniciais foram entregues nas últimas duas semanas.

De acordo com o presidente colombiano, 5.800 guerrilheiros, incluindo os que estão detidos, e milicianos (de um total estimado de 7.000 a 8.000) já renunciaram a suas armas.

Após cada membro da guerrilha entregar seus revólveres e fuzis, a ONU emite um certificado que permite aos ex-combatentes iniciar a transição para a legalidade e a participação política, cuja definição ocorrerá durante um congresso do grupo previsto para agosto.

Posteriormente cada membro das Farc "assina um documento de compromisso com o Comissariado de Paz de não voltar a pegar em armas sob pena de perder os benefícios", afirmou Santos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias