MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Eleição para Assembleia Constituinte da Venezuela será em 30 de julho

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela), Tibisay Lucena, confirmou nesta quarta-feira (7) que a eleição da Assembleia Constituinte será realizada em 30 de julho. A data havia sido sugerida na semana pas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.06.2017, 08:00:03 Editado em 08.06.2017, 08:00:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela), Tibisay Lucena, confirmou nesta quarta-feira (7) que a eleição da Assembleia Constituinte será realizada em 30 de julho.

continua após publicidade

A data havia sido sugerida na semana passada pelo presidente Nicolás Maduro, que convocou a troca da lei máxima no início de maio. A oposição boicotará a votação, que deu combustível aos protestos contra o mandatário.

As inscrições de candidatos começaram na semana passada e a coleta de assinaturas que confirmará as postulações termina neste sábado (10). Segundo Lucena, o CNE analisará as candidaturas entre os dias 11 e 15 de junho.

continua após publicidade

A campanha eleitoral será realizada entre 9 e 27 de julho. O órgão diz ter registrado 55 mil candidaturas. A cifra é contestada pela oposição porque, para chegar à marca, seriam necessárias 19 inscrições por segundo.

Dentre os candidatos, estão membros da cúpula do chavismo, como o deputado Diosdado Cabello, a chanceler Delcy Rodríguez e a primeira-dama, a deputada Cilia Flores. Todos eles renunciaram a seus cargos.

Nesta quarta (7), Maduro ameaçou prender quem "provoque confusão" na eleição. "Se você no dia da votação provoca uma confusão, vai preso, irmão, e você pode pegar dez anos [de prisão] e ninguém vai te salvar."

continua após publicidade

Ele, porém, não disse o que quis dizer com confusão. Dias atrás dirigentes da oposição afirmam que vão protestar no dia pleito. Maduro acusou seus rivais de querer sabotar as seções eleitorais.

PROTESTOS

O processo da Constituinte prossegue apesar da onda de protestos da oposição contra Maduro. Nesta quarta (7), o estudante Neomar Lander, 17, tornou-se o 66º morto ao ser ferido em Caracas.

continua após publicidade

O governo afirma que o adolescente se feriu ao manipular uma arma de fabricação caseira para atingir os guardas nacionais. Já a oposição diz que ele foi atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo dos agentes.

No mesmo ato um jovem ficou cego de um olho ao ser atingido por uma bala de borracha. Em Maracaibo, segunda maior cidade do país, guardas roubaram os equipamentos de sete jornalistas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Eleição para Assembleia Constituinte da Venezuela será em 30 de julho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!