MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

TV russa usa carta satírica para notícia falsa sobre ataque a navio dos EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um incidente entre um destróier dos EUA e um avião da Rússia no mar Negro em 2014 foi usado para armar uma notícia falsa neste ano de um ataque cibernético de Moscou contra um navio militar americano. A trajetória que levou à

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.06.2017, 20:40:11 Editado em 07.06.2017, 23:11:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um incidente entre um destróier dos EUA e um avião da Rússia no mar Negro em 2014 foi usado para armar uma notícia falsa neste ano de um ataque cibernético de Moscou contra um navio militar americano.

continua após publicidade

A trajetória que levou à difusão da notícia falsa foi montada pelo think tank americano Atlantic Council. O incidente é verdadeiro: de fato um avião militar russo sobrevoou diversas vezes o destróier Donald Cook.

Isso ocorreu em 12 de abril de 2014, um mês depois que a Rússia anexou a Crimeia, região autônoma da Ucrânia, no auge do conflito entre os dois países. Na época, o Pentágono e o Kremlin confirmaram a ocorrência.

continua após publicidade

A nova versão é de que, ao interceptar o navio, as tropas russas atiraram uma arma eletrônica que desativou todos os sistemas da embarcação. A origem foi uma carta satírica de um escritor russo publicada nas redes sociais.

Dias após a interceptação verdadeira, Dmitri Sedov escreveu um texto imaginando como seria a reação de um dos tripulantes do navio -uma carta de um marinheiro chamado de Johnny a sua namorada, Mary.

Nela, o militar diz que a tropa "se preparava para mostrar aos russos o que os esperava se conseguissem colocar as mãos na segunda metade da Ucrânia", em referência ao oeste do país, dominado pelo governo pró-Europa.

continua após publicidade

E citou uma arma russa que derruba satélites, o Khibiny, como o equipamento que caiu no convés do navio. O texto foi replicado nos últimos três anos por diversas páginas no Facebook em russo e em inglês.

TV RUSSA

Foi em uma dessas páginas, descrita como pertencente a um marinheiro americano, que o canal estatal Rossiya-1 se baseou para fazer uma reportagem em 15 de abril deste ano sobre a interceptação de 2014.

continua após publicidade

Nela, a emissora afirma que foi atirado do avião russo uma versão do Khibiny para danificar o radar do destróier. No entanto, a própria fabricante do equipamento, KRET, afirma que não é possível desligar o sistema do navio.

A negativa foi publicada em 2015, mas não impediu a emissora de exibir a reportagem. O canal ainda incluiu uma nota apócrifa de Frank Gorenc, ex-comandante da Força Aérea dos EUA na Europa, confirmando a notícia.

Quatro dias depois a reportagem foi publicada pelos tabloides britânicos "The Sun" e "The Daily Star", dizendo que a Rússia tem uma "bomba eletrônica" capaz de paralisar toda a esquadra da Marinha americana.

O primeiro fez uma versão questionando os erros cometidos pela Rossiya-1, chamando a notícia de "uma bizarra reportagem de propaganda", e ouvindo o Pentágono, que negou a existência do comunicado de Gorenc.

A reportagem também foi repercutida no site da TV americana Fox News, como um exemplo da "hiperbólica mídia russa". A partir daí, foi disseminada por sites conservadores e especializados em teorias da conspiração.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "TV russa usa carta satírica para notícia falsa sobre ataque a navio dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!