MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

França cria força-tarefa para unir esforços de combate ao terrorismo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo da França apresentou nesta quarta-feira (7) uma nova força-tarefa para coordenar a resposta das agências de segurança a ataques terroristas, um dia depois de um homem agredir um policial com um martelo próximo à cate

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.06.2017, 14:55:09 Editado em 07.06.2017, 23:11:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo da França apresentou nesta quarta-feira (7) uma nova força-tarefa para coordenar a resposta das agências de segurança a ataques terroristas, um dia depois de um homem agredir um policial com um martelo próximo à catedral Notre Dame, em Paris.

continua após publicidade

O "centro nacional de contraterrorismo" será composto por cerca de 20 pessoas e trabalhará 24 horas por dia no palácio do Eliseu, sede da Presidência, para supervisionar todos os esforços para evitar ataques. A equipe será subordinada diretamente à autoridade do presidente Emmanuel Macron.

O grupo será liderado por Pierre de Bousquet de Florian, ex-chefe de uma das agências de contraespionagem francesas.

continua após publicidade

A criação da força-tarefa era uma promessa de campanha de Macron, acusado por adversários na disputa eleitoral de ter uma estratégia fraca em relação ao terrorismo -a candidata da direita ultranacionalista Marine Le Pen, derrotada no segundo turno em 7 de maio, propunha o fechamento das fronteiras e a expulsão de imigrantes para prevenir ataques.

A eficácia dos serviços de inteligência da França passou a ser questionada após uma série de atentados no país, como os ataques de novembro de 2015 que deixaram 130 mortos em Paris e o atropelamento contra uma multidão em Nice em julho de 2016, que deixou 86 mortos.

A França está em estado de emergência devido às ameaças de terrorismo desde novembro de 2015. Macron deve solicitar ao Parlamento a extensão da medida, que dá mais poderes à polícia, até novembro.

continua após publicidade

NOTRE-DAME

Fontes próximas à investigação sobre ao ataque de terça-feira (6) na catedral de Notre Dame identificaram o agressor como Farid Ikken, 40, argelino, ex-jornalista e doutorando em uma universidade na cidade de Metz, no leste da França.

Após gritar "isto é pela Síria" e agredir levemente um policial com um martelo, o suspeito foi baleado e levado ao hospital. Segundo as fontes, foi encontrado no apartamento de Ikken, em Cergy-Pontoise, no noroeste de Paris, um vídeo em que ele jura fidelidade à organização terrorista Estado Islâmico.

Familiares e conhecidos de Ikken disseram que ele não demonstrava sinais de radicalização e que ficaram surpresos ao saber que ele era responsável pelo ataque.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "França cria força-tarefa para unir esforços de combate ao terrorismo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!