MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Conflito entre Ucrânia e Rússia acaba em guerra de memes no Twitter

IGOR GIELOW SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O conflito entre Ucrânia e Rússia custou até agora cerca de 10 mil vidas no leste ucraniano, passou pelo concurso brega de música Eurovision e agora degenerou numa guerra de memes. O presidente russo, Vladimir Put

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2017, 08:05:09 Editado em 01.06.2017, 17:04:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

IGOR GIELOW

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O conflito entre Ucrânia e Rússia custou até agora cerca de 10 mil vidas no leste ucraniano, passou pelo concurso brega de música Eurovision e agora degenerou numa guerra de memes.

O presidente russo, Vladimir Putin, havia dito, em visita à França na segunda (29) que as tradicionalmente boas relações russo-francesas remontavam ao papel de uma rainha consorte francesa originária da "Europa Oriental". Falou numa "Anne russa", sem dar detalhes sobre o assunto com seu colega Emmanuel Macron.

continua após publicidade

Mas ele se referia a Anne de Kiev (1030-1075), filha do líder do então Principado de Kiev, a área histórica associada a populações eslavas que viriam a formar Estados como a Rússia e a Ucrânia, entre outros.

A disputa pela liderança entre os povos e dentro da Igreja Ortodoxa está na raiz da rivalidade entre Moscou e Kiev, cujo balanço de poder pendeu ao longo dos séculos em favor dos russos como dominantes, seja na dinastia Románov ou sob a União Soviética.

Em um ambiente carregado pela guerra civil entre Kiev e separatistas pró-Rússia e a anexação da Crimeia em 2014 por Moscou, que toca justamente no ponto da herança cultural comum já que a região sempre teve maioria russa e só foi cedida amigavelmente aos ucranianos em 1954, houve a reação virtual.

continua após publicidade

Em sua conta no Twitter, o governo ucraniano postou: "Quando a Rússia diz que Anne de Kiev estabeleceu as relações russo-francesas, deixe-nos lembrar a sequência de eventos". Ao texto, foi anexado um verbete histórico sobre a rainha, seguido de outro com os dizeres "1051 - Enquanto isso, em Moscou..." e a foto de uma floresta boreal -a capital russa não existia.

Os russos morderam a isca, respondendo que a "herança cultural comum" deveria unir, e não separar, os povos da Rússia, Ucrânia e Belarus, todos ex-Estados soviéticos devidamente identificados por emojis de bandeirinhas. E o recibo: "1051 - Enquanto isso, em Veliky Novgorod", com a foto da magnífica catedral ortodoxa da cidade russa.

O golpe final veio na resposta, com um meme retirado da animação "Os Simpsons": um diplomata na ONU bate na mesa, e a plaquinha escrito "Rússia" à sua frente dá lugar a outra dizendo "União Soviética". "Vocês não mudam mesmo, não é?", critica o governo da Ucrânia.

continua após publicidade

O evento todo coroa com contornos burlescos a grave crise entre os países, que ameaça toda a estabilidade na relação entre Rússia e o Ocidente. No começo do mês, a Ucrânia já havia proibido uma cantora russa de participar do popularíssimo concurso de música na TV Eurovision, cuja edição 2017 ocorreu em Kiev. Isso porque ela já havia se apresentado na Crimeia pós-anexação.

Logo depois, o ator de filmes de ação B Steven Seagal foi proibido entrar em território ucraniano por sua proximidade ideológica com o regime de Putin -que lhe concedeu passaporte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Conflito entre Ucrânia e Rússia acaba em guerra de memes no Twitter"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!