Mais lidas
Geral

ATUALIZADA - Donald Trump deve tirar EUA de acordo climático, diz imprensa

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Donald Trump deve retirar em breve os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima, conforme apuraram meios de comunicação nesta quarta-feira (31) com integrantes do governo. Entretanto, as autoridades citadas ponderam que o republicano ainda não tomou uma decisão definitiva.

Após a divulgação das informações, o presidente disse em uma rede social: "Eu anunciarei minha decisão sobre o Acordo de Paris nos próximos dias. FAÇA A AMÉRICA GRANDIOSA NOVAMENTE!"

Trump disse no fim de semana que tomaria uma decisão definitiva sobre o assunto ao longo da semana. Formulado em 2015 e assinado por 197 países, o tratado é considerado a principal iniciativa global no combate às mudanças climáticas.

Na cúpula do G7 (grupo que reúne as sete principais economias desenvolvidas) na semana passada na Sicília (Itália), o líder americano foi pressionado por líderes mundiais a manter os Estados Unidos no pacto climático.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, Trump classificou o aquecimento global de "farsa" e ameaçou retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris. O governo de Barack Obama foi um dos principais fiadores do tratado.

Para o republicano, o pacto climático ameaça a capacidade produtiva dos Estados Unidos ao estabelecer limites para a emissão de poluentes.

Uma eventual saída dos Estados Unidos comprometeria as metas do acordo –o país se comprometeu a reduzir de 26% a 28% as emissões de gases do efeito estufa até 2025. Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gás carbônico do mundo, só atrás da China.

Desde que chegou à Presidência, Trump tem sido criticado por relaxar controles ambientais e estimular a indústria do carvão. Sua proposta de Orçamento, que está sendo debatida no Congresso, corta recursos da Agência de Proteção Ambiental.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber