MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ONU e comissão internacional criticam ações policiais na cracolândia e em Brasília

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnud) criticaram, em comunicado divulgado nesta sexta-feira (26), o uso excessivo da força policial na rem

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2017, 17:35:04 Editado em 26.05.2017, 17:35:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnud) criticaram, em comunicado divulgado nesta sexta-feira (26), o uso excessivo da força policial na remoção de usuários de drogas na cracolândia, em São Paulo.

continua após publicidade

As entidades também criticaram a ação contra os protestos de quarta-feira (24) pela saída do presidente Michel Temer, em Brasília. Os organismos são braços do sistema internacional de promoção e proteção de garantias humanitárias.

As autoridades internacionais afirmaram que várias pessoas se feriram durante a operação de segurança em São Paulo realizada pelas administrações de João Doria (PSDB) e Geraldo Alckmin (PSDB), no último domingo (23). As gestões municipal e estadual contestam e dizem que não houve feridos na ação.

continua após publicidade

"Buscamos garantir os direitos humanos em uma situação bastante delicada no Brasil neste momento", afirmou James Cavallaro, relator da CIDH para o Brasil.

A declaração dos organismos foi uma resposta à denúncia feita em audiência, na quinta-feira (25), pelas organizações civis Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas e Conectas Direitos Humanos que tratou, entre outros temas, da operação policial na cracolândia.

A Plataforma e a Conectas pediram "que o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo parem imediatamente com a ação violenta sobre o local e retome políticas de assistência social, habitação e assistência à saúde das pessoas usuárias de drogas na região".

continua após publicidade

Questionados sobre a denúncia feita contra as duas administrações, o governo estadual e a prefeitura declararam, em nota, que "se trata de posição assumida por quem não tem compromisso com a dignidade humana ou com a resolução do grave problema social".

BRASÍLIA

Os organismos internacionais ainda cobraram o governo federal a responder com diálogo e proteger o direito à manifestação. Elas criticaram a forma como as autoridades brasileiras responderam ao ato de centrais sindicais e movimentos sociais contra as reformas Trabalhista e da Previdência e Michel Temer, na quarta, em Brasília.

continua após publicidade

O Ministro da Defesa chegou, na ocasião, a convocar o Exército para fazer a segurança da Esplanada dos Ministérios, no local dos protestos, com autorização do presidente da República.

O chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência, Sérgio Etchegoyen, classificou como "criminosos" e pessoas com quem "não se pode conversar" manifestantes que participaram de depredações e vandalismos na quarta.

CIDH e Acnud, ao mesmo tempo, disseram não concordar com os atos de violência dos manifestantes, pedindo que o direito à livre expressão seja exercido de forma pacífica, e afirmaram que a ação das forças de segurança deve respeitar em todo momento as normas internacionais de direitos humanos.

"Urgimos ao governo brasileiro a cumprir com suas obrigações internacionais em matéria de direitos humanos. Isto inclui garantir o direito à manifestação e adotar políticas públicas que tenham como prioridade o respeito e a garantia do direito à vida, à integridade pessoal e outros direitos fundamentais", acrescentou Cavallaro, da CIDH.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ONU e comissão internacional criticam ações policiais na cracolândia e em Brasília"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!