Mais lidas
Geral

'Primeiro-marido' gay faz sucesso em foto com cônjuges de líderes do G7

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O arquiteto belga Gauthier Destenay chamou a atenção em foto com cônjuges de líderes do G7 nesta sexta-feira (26).

O encontro realizado na Sicília, na Itália, reúne as economias mais desenvolvidas do mundo.

Casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, Destenay posou ao lado de nove mulheres, como as primeiras-damas Emine Erdogan (Turquia) e Melania Trump (EUA) e a rainha Mathilde (Bélgica). A imagem viralizou.

PIONEIRO

O primeiro-ministro de Luxemburgo tornou-se em maio de 2015 o primeiro chefe de governo homossexual assumido a se casar com uma pessoa do mesmo sexo na União Europeia.

Bettel casou-se na prefeitura do grão-ducado com Destenay, com quem tinha um contrato de união civil desde 2010. "Me pediu e eu disse que sim", declarou o chefe de governo ao jornal americano "Los Angeles Times".

A cerimônia em que os dois trocaram alianças foi presidida pela prefeita Lydie Polfer, sua madrinha política, e terminou com chuva de arroz e aplausos dos convidados, dentre eles o primeiro-ministro belga, Charles Michel.

Membro do Partido Liberal, Bettel foi nomeado chefe de governo no fim de 2013, quando Jean-Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia, deixou o poder após 18 anos na liderança do Partido Social Cristão.

Em junho, seis meses depois de assumir o governo, foi aprovado o casamento homossexual no país. Dois meses depois, foi a vez de ele anunciar que estava noivo. A primeira boda entre pessoas do mesmo sexo foi realizada em 1º de janeiro.

Ele é o primeiro chefe de governo homossexual a se casar na União Europeia, mas não na Europa. A pioneira no continente foi a Johanna Sigurdardottir, primeira-ministra da Islândia, casou-se com sua mulher em 2010.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber