MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Líder trabalhista acusa governo de falhar em evitar terror no Reino Unido

DIOGO BERCITO, ENVIADO ESPECIAL MANCHESTER, REINO UNIDO (FOLHAPRESS) - O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, discursou nesta sexta-feira (26) relacionando a política externa britânica ao atentado que deixou 22 mortos em Manchester dias antes. El

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.05.2017, 09:50:09 Editado em 26.05.2017, 09:50:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO, ENVIADO ESPECIAL

continua após publicidade

MANCHESTER, REINO UNIDO (FOLHAPRESS) - O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, discursou nesta sexta-feira (26) relacionando a política externa britânica ao atentado que deixou 22 mortos em Manchester dias antes. Ele concorre às eleições de 8 de junho.

Em uma polêmica fala, marcando o retorno da campanha eleitoral, que havia sido interrompida pelo ataque terrorista, ele afirmou que "o próximo governo precisa fazer melhor" do que a atual gestão da premiê conservadora, Theresa May.

continua após publicidade

"A responsabilidade do governo é minimizar a chance de um ataque terrorista, garantir que a polícia tenha os recursos de que precisa, que nossa política externa reduza em vez de aumentar as ameaças a este país."

Houve crítica desde a véspera, quando o discurso fora anunciado, à ideia de que o Reino Unido contribuiu ao atentado contra o próprio país ao se envolver em intervenções externas. Amenizando a controvérsia, o líder trabalhista reconheceu que "nenhum governo pode prevenir todos os ataques".

Corbyn prometeu dedicar uma fatia mais gorda do orçamento aos serviços públicos para garantir a segurança do país. Ele criticou os cortes recentes no efetivo policial e afirmou que irá contratar mais pessoal, com "todas as medidas necessárias".

continua após publicidade

Ben Wallace, um ministro conservador para a segurança, afirmou que os comentários de Corbyn vieram em um momento horrível. "Essas pessoas odeiam os nossos valores, e não a nossa política externa", afirmou.

Tim Farron, líder do partido liberal Lib Dem, formado em 1988, também criticou a fala do trabalhista. "Alguns dias atrás, um jovem construiu uma bomba, foi a um concerto pop e intencionalmente matou crianças", disse. "Corbyn decidiu usar aquele ato grotesco para fazer um argumento político."

As estimativas de voto sugerem que o Partido Trabalhista será derrotado nas eleições de 8 de junho, mas a diferença em relação ao Partido Conservador tem sido reduzida nestes dias.

continua após publicidade

Uma pesquisa do YouGov publicada pelo "Times" dá 43% de votos aos conservadores, contra os 38% dos trabalhistas. Foram ouvidos 2.052 eleitores em 24 e 25 de maio. Não há informação sobre a margem de erro.

POLICIAMENTO

continua após publicidade

A ministra do Interior, Amber Rudd, negou em uma entrevista na quinta-feira (25) que os cortes na polícia contribuíram com o ataque.

O governo fora avisado de que reduzir o número de funcionários poderia afetar a capacidade de inteligência. Rudd disse, porém, que essas investigações não dependem de policiais nas ruas, mas de seus programas de combate ao terrorismo.

"Pode haver uma conversa sobre o policiamento, podemos fazer isso em algum momento", disse à rede BBC. "Mas agora não é esta conversa. Precisamos deixar de sugerir que essa ação terrorista não teria ocorrido se houvesse mais policiamento."

As investigações do atentado a Manchester contra uma apresentação da cantora americana Ariana Grande prosseguem com diversas ações policiais na região da cidade. O total de detidos chegou a dez na manhã de sexta-feira (26), incluindo um irmão de Salman Ramadan Abedi, o homem-bomba.

As autoridades britânicas encontraram material explosivo semelhante àquele utilizado na explosão. Uma casa em Wigan foi vasculhada. É possível que cúmplices estejam às soltas, o que justifica a manutenção do estado de alerta em seu nível mais alto, "crítico". Há indícios de que Abedi agiu como parte de uma rede mais ampla.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Líder trabalhista acusa governo de falhar em evitar terror no Reino Unido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!