Mais lidas
Geral

Irmãos Cavalera proíbem músicas no documentário da banda Sepultura

.

ISABELLA MENON

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após sete anos de filmagens, a banda de heavy metal Sepultura ganha documentário comemorativo de 30 anos. Porém, os irmãos Igor e Max Cavalera, que ajudaram a fundar a banda, não permitiram o uso de suas músicas.

Diretor do documentário "Sepultura Endurance", Otávio Juliano, lamenta a restrição. "Não é nem a utilização de material antigo sendo usado no filme, é a banda atual tocando essas músicas. Mesmo assim, nós não estamos podendo utilizar da maneira que gostaríamos esse material. Mesmo com a banda atual, são pequenos trechos no filme realmente".

De acordo com a Lei de Direitos Autorais, número 9.610/98, art. 29, a utilização, direta ou indireta, do trabalho literário, artístico ou científico depende de autorização prévia e expressa do autor da obra, por quaisquer modalidades, tais como execução musical.

Juliano conta que diante da situação se sentiu "censurado" e resolveu fazer um protesto durante a estreia, que aconteceu neste domingo (20), em Los Angeles. "Nós abaixamos o volume das músicas que não poderiam ser executadas e explicamos para a plateia. Então, as imagens deles tocando ao vivo ficaram mudas, foi a forma da gente protestar", contou Otávio.

"Gostaria muito que eles mudassem a posição deles, justamente porque não viram o filme ainda. Para eles enxergarem a forma como foi retratado o passado em Belo Horizonte. Não teve outra coisa a não ser exaltação de tudo que eles conquistaram nesse filme", afirmou o diretor que não pode utilizar as faixas "Roots" e "Attitude".

Procurados pela reportagem, os irmãos Cavalera não comentaram e a advogada deles não quis dar declaração a respeito do caso.

No Brasil, o documentário "Sepultura Endurance" estreia no dia 14 de junho.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber