MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Filipinas declara lei marcial em ilha após confrontos com extremistas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou lei marcial nesta terça-feira (23) na região de Mindanao, no sul do país, após vários confrontos entre forças de segurança e militantes de um grupo ligado à facção extremis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.05.2017, 16:30:06 Editado em 23.05.2017, 16:30:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou lei marcial nesta terça-feira (23) na região de Mindanao, no sul do país, após vários confrontos entre forças de segurança e militantes de um grupo ligado à facção extremista Estado Islâmico (EI).

continua após publicidade

Segundo o porta-voz de Duterte, Ernesto Abella, a lei marcial ficará em vigor por 60 dias, limite determinado pela Constituição.

O presidente filipino encurtou sua viagem a Moscou, onde se encontra, para voltar para as Filipinas.

continua após publicidade

O anúncio veio depois de confrontos entre dezenas de militantes de um grupo ligado ao EI e forças de segurança em uma área de Marawi, cidade de cerca de 200 mil habitantes em Mindanao, a 800 km da capital Manila, nesta terça-feira.

Um policial e dois soldados foram mortos nos confrontos, que começaram quando a polícia e os soldados invadiram uma casa onde se acreditava que Isnilon Hapilon, líder do grupo Abu Sayyaf e do EI nas Filipinas, estava escondido.

A facção Abu Sayyaf, surgida em Mindanao, raptou centenas de filipinos e estrangeiros desde o início da década de 1990 para obter dinheiro por meio de resgates. Também reivindicou os piores ataques já ocorridos no país, incluindo o atentado em 2004 em uma balsa na baía de Manila no qual mais de 100 pessoas morreram.

continua após publicidade

Rodrigo Duterte, conhecido pela guerra sangrenta levada a cabo contra o tráfico de drogas no país, havia afirmado em diversas ocasiões desde que foi empossado como presidente no ano passado que estava pronto para declarar a lei marcial em todo o país e em Mindanao.

"Se declaro a lei marcial, consigo acabar com todos os problemas, não só com as drogas", Duterte disse em março.

Mindanao é composto de uma grande ilha que leva o mesmo nome e várias ilhas menores, onde vivem cerca de 20 milhões de pessoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Filipinas declara lei marcial em ilha após confrontos com extremistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!