MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Supervisor de inquérito sobre Rússia é indicado

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - As pressões de democratas pela nomeação de um promotor especial para investigar o envolvimento da Rússia nas eleições americanas foram atendidas. O Departamento de Justiça escolheu nesta quarta (17) o ex-diretor do FBI Robert

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2017, 21:20:04 Editado em 17.05.2017, 21:20:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) - As pressões de democratas pela nomeação de um promotor especial para investigar o envolvimento da Rússia nas eleições americanas foram atendidas. O Departamento de Justiça escolheu nesta quarta (17) o ex-diretor do FBI Robert Mueller para a função.

continua após publicidade

Segundo Rod Rosenstein, vice-secretário de Justiça, a decisão "não representa uma constatação de que crimes foram cometidos". Ele justificou a decisão dizendo que, nas atuais circunstâncias, que seriam "únicas", "o interesse público exige que eu ponha a investigação sob a supervisão de uma autoridade independente".

Desde que Donald Trump demitiu o diretor do FBI, James Comey, cresceram as reivindicações da oposição e de setores da mídia para que o inquérito fosse acompanhado por alguém de fora da cadeia de comando, como garantia mínima de que não haveria ingerência indevida.

continua após publicidade

Mueller atuou como diretor do FBI de 2001 a 2013, sob governos democratas e republicanos. É visto como confiável e apegado às leis. Embora o indicado vá se reportar ao Departamento de Justiça e, em última instância, a Trump, a expectativa é que tenha autonomia para exercer a supervisão do inquérito.

Também nesta quarta, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu-se para revelar as supostas informações sigilosas sobre a milícia Estado Islâmico que Trump teria compartilhado com ele -conforme revelou reportagem do jornal "Washington Post". O líder russo declarou que não há nada de especial nos dados compartilhados e classificou a notícia de "disparate e lixo".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Supervisor de inquérito sobre Rússia é indicado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!