Mais lidas
Geral

Falta concorrência entre universidades de ponta do Brasil, diz fundador do Insper

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Eu acho que o problema do Brasil é que a concorrência é baixa entre as universidades de ponta", afirma o economista, engenheiro e ex-diretor do Banco Central Claudio Haddad, um dos fundadores da escola privada Insper.

De acordo com Haddad, a falta de concorrência leva ao corporativismo nas instituições, o que compromete sua missão.

"Nos Estados Unidos, o grande fator que impede isso é a concorrência entre as instituições. Harvard quer ser melhor do que Stanford, ser melhor que Chicago, quer ser melhor que Yale, que ser melhor que Princeton e assim por diante", diz.

"Tem muitas instituições, e isso cria um ambiente concorrencial. E quando você tem concorrência, as coisas tendem a funcionar melhor no sentido de serem mais produtivas, adicionarem mais valor."

A entrevista faz parte da série "Diálogos que Conectam", produzida pela Um Brasil, plataforma de conteúdo idealizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) em parceria com a Brazil Conference, evento realizado por alunos brasileiros da Universidade Harvard e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA.

A edição deste ano, da qual participou Haddad, foi realizada nos dias 7 e 8 de abril. A íntegra da entrevista está disponível no YouTube.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber