MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Câmara aprova reduzir proteção de áreas de conservação no PA e em SC

FABIANO MAISONNAVE MANAUS, AM (FOLHAPRESS) - Sob protesto de ambientalistas, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) a redução na proteção de ao menos 496 mil hectares de áreas no Pará e em Santa Catarina. As mudanças, que ainda precisam do

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2017, 20:40:07 Editado em 16.05.2017, 20:40:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FABIANO MAISONNAVE

continua após publicidade

MANAUS, AM (FOLHAPRESS) - Sob protesto de ambientalistas, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) a redução na proteção de ao menos 496 mil hectares de áreas no Pará e em Santa Catarina.

As mudanças, que ainda precisam do aval do Senado e do presidente Michel Temer, abrem caminho para a legalização de grileiros e posseiros, além de autorizar a mineração.

continua após publicidade

A votação ainda não havia terminado até as 20h. Ao todo, cerca de 1,2 milhão de hectares pode ter redução no nível de proteção, o equivalente a metade do Estado de Sergipe.

A unidade de conservação mais afetada é a Floresta Nacional do Jamanxim, em Novo Progresso (PA), que corre o risco de perder 486 mil hectares (37% do total). Passará a ser uma Área de Proteção Ambiental (APA), o que permite atividade pecuária e de mineração.

O processo de revisão das unidades de conservação começou em dezembro, quando Temer editou duas medidas provisórias, a 756 e a 758, modificando quatro unidades de conservação no entorno da BR-163, via importante de escoamento da soja do Mato Grosso via Pará.

continua após publicidade

A justificativa principal era viabilizar a passagem da ferrovia Ferrogrão, mas parlamentares da bancada paraense conseguiram incluir o rebaixamento da Flona de Jamanxim para APA.

A mudança abriu caminho para a legalização de grileiros e posseiros que invadiram Jamanxim, atualmente a unidade de conservação mais desmatada da Amazônia, com 12% da área já sem cobertura florestal.

No Congresso, parlamentares acrescentaram reduções do nível de proteção em outras três unidades de conservação do entorno da BR-163, do Pará e até no Parque Nacional de São Joaquim (SC), que corre o risco de perder 10,4 mil hectares (21% do total).

continua após publicidade

Outra mudança introduzida pelo Congresso cancela a ampliação do Parque Nacional Rio Novo, que ganharia 438,7 mil hectares. A alteração não havia sido votada até as 20h.

Na manhã, desta terça-feira, ativistas do Greenpeace protestaram diante do Congresso com uma motosserra inflável e uma faixa com os dizeres: "O fim da floresta começa aqui".

continua após publicidade

'SEM PRECEDENTES'

Em dossiê publicado nesta terça-feira (16), a ONG ambientalista WWF afirma que o Brasil vive uma "ofensiva sem precedentes contra áreas protegidas" impulsionada pelo agronegócio e pela mineração.

Segundo o levantamento, cerca de 10% das áreas sob proteção proteção estão ameaçadas por projetos em tramitação no Congresso. São cerca 80 mil km2, o equivalente aos Estados de Paraíba e Alagoas juntos.

Além das mudanças em votação nesta terça, a WWF cita o projeto de lei 3.751, que anula a criação de unidades de conservação onde proprietários privados não receberam indenização em até cinco anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara aprova reduzir proteção de áreas de conservação no PA e em SC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!