Mais lidas
Geral

MinC quer que Conselho Superior de Cinema indique comissão do Oscar

.

ISABELLA MENON

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro da Cultura, Roberto Freire, afirmou que quer democratizar a escolha da comissão que determina qual filme brasileiro disputará uma vaga no Oscar representando o país. "O que acontece hoje é quase uma indicação oficial do ministério", disse à reportagem.

De acordo com Freire, sua proposta é fazer com que a comissão "seja indicada pelo Conselho Superior de Cinema, excluindo-se dessas indicações os membros conselheiros do governo. É uma posição de democratização."

POLÊMICAS

Instituída pela Secretaria do Audiovisual e ligada ao MinC, a comissão foi alvo de polêmicas em 2016, quando não optou pelo filme "Aquarius".

Na época, o diretor Kleber Mendonça afirmou que "a despeito do resultado, todo o processo de seleção do filme brasileiro que concorreria ao Oscar foi completamente corrompido desde o início".

O então integrante da comissão Marcos Petrucelli rebateu críticas e afirmou que não aceitou "fazer parte da comissão do Ministério da Cultura para escolher apenas o melhor filme brasileiro." "Quero poder escolher o melhor filme brasileiro que tenha chances reais de ganhar o Oscar", disse.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber