MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Denúncia de uso de crematório em prisão é 'infundada', diz regime sírio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O regime do ditador sírio, Bashar al-Assad, rejeitou "categoricamente" nesta terça-feira (16) as acusações feitas pelos Estados Unidos de que teria instalado um crematório para encobrir massacres em uma prisão no país. "Estas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2017, 09:55:10 Editado em 16.05.2017, 20:29:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O regime do ditador sírio, Bashar al-Assad, rejeitou "categoricamente" nesta terça-feira (16) as acusações feitas pelos Estados Unidos de que teria instalado um crematório para encobrir massacres em uma prisão no país.

continua após publicidade

"Estas acusações são totalmente infundadas, são apenas o produto da imaginação desta administração e de seus agentes", disse em nota a chancelaria síria, comparando a denúncia dos EUA a um "enredo de Hollywood descolado da realidade" que serviria para justificar uma "intervenção" no país.

O governo dos Estados Unidos acusou na segunda (15) o regime de Assad de ter instalado um crematório na prisão de Saydnaya para destruir corpos de detentos mortos nos últimos anos.

continua após publicidade

"Apesar de muitas atrocidades cometidas pelo regime já terem sido documentadas, acreditamos que a construção de um crematório é um esforço para encobrir a extensão dos massacres em Saydnaya" declarou Stuart Jones, sub-secretário interino do Departamento de Estado para o Oriente Médio.

O funcionário apresentou a jornalistas imagens de satélite que aparentemente mostram neve derretida no teto dessas instalações, o que evidenciaria o uso de fornos no local.

As supostas violações de direitos humanos na prisão de Saydnaya, localizada a 30 quilômetros ao norte de Damasco, vieram à tona em fevereiro, após a Anistia Internacional divulgar um relatório acusando o regime sírio de ter enforcado até 13 mil dissidentes no local. Segundo a ONG, os corpos eram deixados sistematicamente em valas comuns na periferia de Damasco.

continua após publicidade

Na época, o regime sírio rejeitou as denúncias da Anistia Internacional.

A guerra civil na Síria teve início em 2011. Desde então, quase 500 mil pessoas foram mortas e aproximadamente metade da população do país foi deslocada, com milhões de pessoas refugiando-se em países vizinhos e na Europa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Denúncia de uso de crematório em prisão é 'infundada', diz regime sírio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!