MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em Berlim, Macron e Merkel propõem 'reformar' a União Europeia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em sua primeira viagem ao exterior como presidente da França, Emmanuel Macron se reuniu nesta segunda-feira (15) em Berlim com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. No encontro, os dois líderes indicaram a possibilidade de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.05.2017, 16:20:08 Editado em 15.05.2017, 16:20:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em sua primeira viagem ao exterior como presidente da França, Emmanuel Macron se reuniu nesta segunda-feira (15) em Berlim com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

continua após publicidade

No encontro, os dois líderes indicaram a possibilidade de revisar os tratados da União Europeia para revitalizar o bloco regional -a relação com a UE foi um dos temas predominantes da eleição na França, dividindo o eleitorado.

"Estou feliz por podermos trabalhar juntos em um plano comum para [reformar] a União Europeia e a zona do euro", declarou Macron em entrevista coletiva conjunta. "No passado, o tema das mudanças de tratados era um tabu francês. Esse não será mais o caso."

continua após publicidade

Para Macron, que tomou posse neste domingo (14) após derrotar nas urnas a candidata eurocética Marine Le Pen, há diversas áreas em que pode haver maior cooperação entre os países da UE, como a política para refugiados e o comércio bilateral.

"Precisamos de mais pragmatismo, menos burocracia e uma Europa que proteja nossos cidadãos", disse o líder francês.

Por sua vez, Merkel afirmou que "do ponto de vista alemão, é possível mudar os tratados se houver necessidade". "Primeiro, devemos trabalhar no que queremos mudar, e caso seja necessário uma mudança de tratado, então estaremos preparados para fazê-lo."

continua após publicidade

"Cada um de nós representa os interesses de seu próprio país, mas os interesses da Alemanha são naturalmente ligados aos interesses da França", acrescentou a chanceler alemã.

DÍVIDA

Macron também usou o encontro para acalmar a Alemanha, que tinha a preocupação de que o líder francês ressuscitasse a proposta de que a UE emitisse títulos de dívida de modo a assumir a responsabilidade pelas dívidas de países mais fracos da zona do euro.

continua após publicidade

"Eu nunca defendi [a ideia dos] 'Eurobonds' [títulos de dívida da UE] ou a mutualização de dívidas existentes na zona do euro", afirmou Macron, sem descartar, porém, a possibilidade de usar esse mecanismo em projetos futuros.

Durante as negociações regionais sobre a dívida da Grécia, em 2015, Macron, que na época era ministro da Economia da França, defendeu soluções que evitassem a sobrecarga das finanças do país.

Sua posição, alinhada à do governo grego, acabou derrotada pelos credores europeus e pelo governo alemão, que exigiram da Grécia a aplicação de políticas de austeridade para evitar um eventual calote da dívida externa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em Berlim, Macron e Merkel propõem 'reformar' a União Europeia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!