MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Família de Candido homenageia a vida do crítico literário em nota

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A família do crítico literário Antonio Candido, morto nesta sexta-feira (12), prestou homenagem em nota oficial e enalteceu seu trabalho na literatura e na política. "Foi um socialista democrático convicto ao longo de toda a v

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2017, 18:15:10 Editado em 12.05.2017, 18:15:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A família do crítico literário Antonio Candido, morto nesta sexta-feira (12), prestou homenagem em nota oficial e enalteceu seu trabalho na literatura e na política. "Foi um socialista democrático convicto ao longo de toda a vida tendo integrado os quadros do Partido dos Trabalhadores desde o início", reiterou.

continua após publicidade

Leia a nota na íntegra:

"Antonio Candido (de Mello e Souza) morreu nesta madrugada de 12 de maio às 1:40 H em decorrência de complicações ocasionadas por uma obstrução gástrica.

continua após publicidade

No princípio da vida intelectual foi crítico literário ativo, tendo se tornado professor muito cedo para atuar, sucessivamente, nas cadeiras de Sociologia e Teoria Literária da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde formou várias gerações numa atividade pedagógica continuada. É autor de textos seminais sobre literatura como 'A dialética da malandragem' e 'De cortiço a cortiço' ambos publicados em O discurso e a cidade, seu livro de ensaios mais importante.

Para Antonio Candido a arte e a literatura respondem à necessidades profundas do ser humano. E foi sobre isso que ele refletiu em 'O direito à literatura', outro ensaio igualmente importante, em que defende a necessidade de extender a todos, sem distinção de classe, o acesso a este bem imaterial. É autor, ainda, de dois clássicos, um na área da literatura - Formação da literatura brasileira: momentos decisivos -, outro na área da Sociologia - Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação de seus meios de vida.

Foi um socialista democrático convicto ao longo de toda a vida tendo integrado os quadros do Partido dos Trabalhadores desde o início.

Era viúvo de Gilda e Mello e Souza com quem teve três filhas, oito netos e cinco bisnetos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Família de Candido homenageia a vida do crítico literário em nota"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!