MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Velório de Antonio Candido tem presença de Lula e outros políticos

AMANDA NOGUEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O corpo do crítico literário, ensaísta, professor e sociólogo Antonio Candido, morto aos 98 anos, foi velado no hospital Albert Einstein do Morumbi, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (12). Entre os pres

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2017, 17:20:10 Editado em 12.05.2017, 17:20:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

AMANDA NOGUEIRA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O corpo do crítico literário, ensaísta, professor e sociólogo Antonio Candido, morto aos 98 anos, foi velado no hospital Albert Einstein do Morumbi, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (12).

Entre os presentes estava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi cumprimentado por alunos da USP e aparentou estar emocionado. Ele entrou pelos fundos do hospital e não concedeu entrevista à imprensa.

continua após publicidade

O velório recebeu outros políticos, como o ex-secretário da Cultura Carlos Calil e o ex-ministro da Defesa Celso Amorim. Olga Futemma, coordenadora-geral da Cinemateca, também esteve presente.

Marina de Mello e Souza, filha de Candido, destacou a "generosidade, integridade e coerência" do pai durante o velório. "Ele agia na intimidade com o próprio pensamento, ele tinha um respeito ao próximo, à diferença, valores que o mundo contemporâneo não tem. Ele dizia que havia sido expulso do mundo", afirmou.

"O que importa nesse momento é o símbolo de uma geração que sonhava com um país justo e igualitário. Meu pai estava triste, muito surpreso com a direção que o mundo estava tomando. Ele era uma pessoa extremamente discreta. Representa um mundo de crença na igualdade que não aconteceu. Meu pai era um otimista."

continua após publicidade

A ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina também compareceu e relembrou a amizade com Candido. "Nos éramos muito amigos, nos momentos críticos, polêmicos e de grandes decisões a gente sempre recorria a ele para conselhos. Ele era um companheiro, nos formou politicamente", disse.

"Ele morreu lúcido, falando das coisas, pensando no país, e para nós sempre será uma inspiração. Sonhamos juntos e acreditamos nas mesmas coisas juntos. Foi um grande pensador brasileiro."

O deputado federal Ivan Valente ressaltou que "a doença de Candido era uma incógnita aos amigos". O crítico literário, segundo a família, morreu em decorrência de complicações de uma obstrução gástrica.

continua após publicidade

"Estou aqui [no velório] manifestando minha emoção pela morte de uma das maiores inteligências deste país. Ele, junto com Florestan Fernandes e Sérgio Buarque de Holanda, foi um desses gigantes que maturam o pensamento nacional. Vai fazer muita falta", disse o deputado.

"Antonio Candido é uma pessoa de uma fidelidade, delicadeza, uma figura doce que conversava com todos em matéria de política. Era uma pessoa crítica, consciente, um homem que vai marcar o tempo. Trabalhava para uma sociedade igualitária e marcou uma geração inteira de críticos literários. Ele acompanhava o dia a dia da política e ao mesmo tempo passava uma humildade e uma delicadeza muito grande. É um lutador da liberdade."

No sábado (13), o corpo de Antonio Candido será cremado em uma cerimônia só para familiares e amigos próximos. Ele deixou orientações para que suas cinzas sejam misturadas às de sua mulher, Gilda de Mello e Souza, morta em 2005. Depois, as cinzas do casal ficarão em um jardim.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Velório de Antonio Candido tem presença de Lula e outros políticos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!