MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Doria culpa CET e diz que programa de ruas de lazer de Haddad será mantido

LEANDRO MACHADO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (12) que vai continuar com o programa Ruas Abertas, que promove, aos domingos e feriados, a ocupação de ruas e avenidas da cidade ao fechar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2017, 13:25:04 Editado em 12.05.2017, 13:25:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LEANDRO MACHADO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (12) que vai continuar com o programa Ruas Abertas, que promove, aos domingos e feriados, a ocupação de ruas e avenidas da cidade ao fechar as vias em benefício dos pedestres.

O tucano afirmou que houve um "equívoco" da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que passou a não fechar aos carros. "Já liguei para o secretário de Transportes, Sergio Avelleda. Houve um equívoco por parte da CET. O programa é bom e vai continuar", disse o prefeito, durante evento na zona sul.

continua após publicidade

Reportagem da Folha de S.Paulo desta sexta (12) mostra que, nos últimos meses, a prefeitura deixou de fechar muitas das vias que fazem parte do projeto.

O projeto criado sob Fernando Haddad (PT) foi iniciado pela avenida Paulista, em 2015, e, após críticas de que só priorizava a região central, acabou expandido para outras 28 vias espalhadas pela cidade. O petista promulgou uma lei oficializando a ação dias antes de sair do cargo.

Neste ano, parte dessas vias, em regiões distintas (zonas norte, oeste e central), não tem mais sido aberta para pedestres e fechada para carros aos domingos e feriados.

continua após publicidade

Em alguns casos, a ação tem sido feita de forma intermitente -a avenida Sumaré, em Pinheiros (zona oeste), por exemplo, esteve liberada para veículos nos últimos dois domingos. Em outros, a suspensão já atinge um mês.

A reportagem conversou com moradores e usuários de cinco ruas, de diferentes bairros, afetadas pelas mudanças. Eles dizem que a interrupção ocorreu sem aviso prévio. Em um caso, após reclamação, a prefeitura regional afirmou que a ação estava suspensa.

A reportagem ouviu de funcionários nomeados pela gestão Doria que estão sendo discutidas mudanças no projeto, batizado por Haddad de Ruas Abertas, e até a possibilidade de acabá-lo. Questionada, a prefeitura nega a intenção.

continua após publicidade

"A impressão que dá é que estão fazendo um desmonte sem alarde", afirma a arquiteta Paola Paes Manso, 47. Ela costumava frequentar com os filhos a rua Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi, na Aclimação (região central).

Paola afirma que levava os filhos até a via para andar de bicicleta, já que no parque da Aclimação, ao lado, esse tipo de prática é proibida. "Eu estou perto da Paulista, mas na rua aberta o público é diferente. A gente encontra vizinhos, pais da escola do bairro, propicia de uma humanização do bairro", diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Doria culpa CET e diz que programa de ruas de lazer de Haddad será mantido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!