MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Ex-diretor do FBI pediu ao governo recursos para investigar Trump

ISABEL FLECK WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Dias antes de sua demissão, o então diretor do FBI James Comey pediu mais recursos do governo para a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016 e a possível ligação de membros da equipe de cam

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2017, 21:00:03 Editado em 10.05.2017, 21:00:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ISABEL FLECK

continua após publicidade

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Dias antes de sua demissão, o então diretor do FBI James Comey pediu mais recursos do governo para a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016 e a possível ligação de membros da equipe de campanha do presidente Donald Trump com Moscou, segundo um senador democrata e outros três funcionários do Congresso.

A divulgação do pedido pelos principais jornais americanos levanta mais suspeitas sobre as razões que realmente levaram Trump a demitir o diretor do FBI.

continua após publicidade

O pedido teria sido feito na última semana ao vice-secretário de Justiça, Rod Rosenstein, o mesmo que escreveu na terça-feira (9) a carta pedindo a Trump a saída de Comey. O diretor foi demitido no mesmo dia.

"Me disseram que assim que Rosenstein chegou [ele assumiu em 26 de abril], houve um pedido de recursos adicionais para a investigação e, alguns dias depois, ele foi demitido", afirmou o senador democrata Richard Durbin ao jornal "New York Times".

A porta-voz do Departamento de Justiça, Sarah Isgur Flores, disse ser "totalmente falsa" a informação sobre a solicitação por mais recursos.

continua após publicidade

A justificativa oficial para a demissão é o "erro" cometido por Comey, em julho passado, de encerrar as investigações sobre o uso indevido de e-mails pela ex-secretária de Estado Hillary Clinton sem recomendar o indiciamento da democrata, que disputava a Presidência com Trump.

Nos últimos dias, contudo, o governo trouxe versões confusas sobre a saída de Comey. Nesta quarta (10), a vice-porta-voz Sarah Huckabee Sanders disse que Trump já pensava em demitir o diretor do FBI "no dia em que foi eleito", em 9 de novembro.

Menos de dez dias antes da eleição, entretanto, o republicano havia elogiado a decisão de Comey de abrir nova investigação sobre o uso de e-mail particular por Hillary.

continua após publicidade

Ao ser questionada sobre a mudança abrupta de opinião de Trump sobre o diretor, Sanders disse que são "coisas diferentes" quando se é candidato e presidente.

Ela ainda afirmou que a demissão demorou mais de cem dias para demitir o diretor porque o mandatário decidiu "dar a Comey uma chance".

continua após publicidade

Aos jornalistas, nesta quarta, Trump disse que o motivo da saída do diretor é "muito simples": "Ele não estava fazendo um bom trabalho".

O presidente recebeu Rosenstein na segunda (8) e, segundo a senadora democrata Dianne Feinstein, o próprio Trump teria dito a ela que ordenou ao vice-secretário de Justiça uma "revisão" sobre o trabalho de Comey.

Sanders disse, porém, que o presidente apenas pediu que Rosenstein "colocasse no papel" as preocupações expressadas por ele durante o encontro de segunda.

continua após publicidade

Até agora, Comey não falou sobre sua saída, e, na audiência em que ele deveria falar nesta quinta na Comissão de Inteligência do Senado, quem comparecerá é o diretor interino, Andrew McCabe.

O comitê, porém, já convidou Comey para testemunhar na terça (16). Não está claro se ele aceitará o convite.

PROCURADOR

Senadores democratas e alguns republicanos defenderam nomear um procurador independente para ficar à frente da investigação sobre a possível ligação da campanha de Trump com a Rússia.

O secretário de Justiça, Jeff Sessions, e Rosenstein começaram a entrevistar possíveis substitutos. O nome indicado terá de ser aprovado por 51 senadores. Os republicanos têm 52 assentos, mas alguns já disseram não ter aprovado a demissão de Comey.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Ex-diretor do FBI pediu ao governo recursos para investigar Trump"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!