MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Entrega de armas dos EUA a curdos é 'inaceitável', diz Turquia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Turquia rechaçou nesta quarta-feira (10) a decisão tomada pelos Estados Unidos na véspera de enviar armas pesadas para milícias curdas que combatem a organização terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria. "Cada arma que cheg

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2017, 09:35:11 Editado em 10.05.2017, 09:35:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Turquia rechaçou nesta quarta-feira (10) a decisão tomada pelos Estados Unidos na véspera de enviar armas pesadas para milícias curdas que combatem a organização terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria.

continua após publicidade

"Cada arma que chega às mãos deles [curdos] é uma ameaça para a Turquia", declarou o chanceler do país, Mevlut Cavusoglu, pedindo que os Estados Unidos revertam sua decisão "inaceitável".

Ele também afirmou que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, discutirá o tema com seu colega americano, Donald Trump, durante sua visita a Washington na semana que vem.

continua após publicidade

Os Estados Unidos consideram as Forças Democráticas da Síria (FDS), uma coalizão de grupos árabes e curdos, seu principal aliado na guerra contra o EI no norte do país. Desde a chegada de Donald Trump ao poder, os Estados Unidos vêm intensificando seu apoio à coalizão, que realiza desde novembro uma campanha para expulsar os combatentes do EI de Raqqa, seu principal bastião na Síria.

Um porta-voz das FDS disse nesta quarta à agência de notícias AFP que a decisão americana de intensificar o apoio ao grupo "é importante e vai acelerar a derrota do terrorismo".

A principal preocupação do governo turco é que o avanço dos curdos no norte da Síria insufle a insurgência curda no sul de seu próprio país. A milícia YPG, que compõe às FDS, é aliada do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), considerado uma organização terrorista pela Turquia.

continua após publicidade

Nos últimos meses, o governo de Erdogan intensificou sua campanha para conter o avanço dos curdos na Síria e chegou a bombardear posições das FDS, matando combatentes apoiados pelos Estados Unidos.

Não está claro como o governo Trump irá evitar uma eventual retaliação da Turquia, mas militares americanos já haviam sugerido anteriormente que os Estados Unidos fornecessem apenas as armas suficientes aos combatentes curdos para a batalha em Raqqa, restringindo o envio em outras operações.

O distanciamento das estratégias dos Estados Unidos e da Turquia para o conflito na Síria deve contribuir para aproximar ainda mais o governo Erdogan e a Rússia, que apoia o regime do ditador sírio, Bashar al-Assad.

Embora a Turquia seja inimiga do regime de Assad e deseje sua deposição, o governo de Erdogan pode passar a aceitar sua permanência no poder em troca do apoio da Rússia para conter os curdos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Entrega de armas dos EUA a curdos é 'inaceitável', diz Turquia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!