MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Contra fraude, CNH passa a ter código de segurança digital

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês passarão a ter um QR code — código formado por quadrados brancos e pretos que podem ser escaneados por aparelhos ou dispositivos móveis com câmeras fotog

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.05.2017, 21:00:08 Editado em 09.05.2017, 21:00:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês passarão a ter um QR code — código formado por quadrados brancos e pretos que podem ser escaneados por aparelhos ou dispositivos móveis com câmeras fotográficas.

continua após publicidade

De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), do Ministério das Cidades, a mudança é uma forma de aumentar a segurança contra fraudes e cópias ilícitas do documento.

Através da leitura do QR code, informações biográficas e foto do documento original dos motoristas armazenadas no banco de dados do Denatran poderão ser acessadas.

continua após publicidade

Segundo Elmer Vicenzi, diretor do departamento, a novidade permite que "qualquer setor da sociedade tenha acesso às informações, seja numa relação civil, seja numa relação empresarial, como bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos, por exemplo. Antes, a verificação se dava apenas dos dados presentes na CNH, podendo a foto não ser a do titular de fato, configurando fraude".

A leitura do código — que fica na parte interna do documento —, é feita por um aplicativo, o Lince, disponível para os sistemas Android e iOS e desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

A checagem das informações pode ser feita off-line, o que permite que autoridades como as polícias rodoviárias possam ter acesso aos dados mesmo em lugares distantes.

continua após publicidade

Apesar de Vicenzi ressaltar que não há nenhum custo adicional que justifique o aumento da taxa de emissão, o órgão reconhece que faz parte da autonomia administrativa de cada Estado definir se haverá ou não aumento.

Mais de 300 mil habilitações foram emitidas com o código desde 1º de maio, data em que a iniciativa entrou em vigor. A previsão é que, dentro de cinco anos, todos os motoristas brasileiros já possuam a nova CNH com o código.

DOCUMENTO ÚNICO

continua após publicidade

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados aprovaram, nos últimos meses, um projeto de lei que cria um documento único para cada brasileiro. Ele substituiria a CNH, além de RG, Título de Eleitor, CPF e outros registros.

A proposta, que agora aguarda sanção do presidente Michel Temer (PMDB) tramita no Congresso desde 2015, mas a discussão é bem mais antiga. A primeira identificação unificada foi pensada em 1997, com uma lei aprovada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O novo documento único será chamado DIN (Documento de Identificação Nacional). O CPF será usado como base para a identificação do cidadão e será associado a um dado biométrico colhido eletronicamente; não será mais necessário apresentar os outros documentos.

O Din poderá ser emitido pela Justiça Eleitoral, por institutos estaduais de identificação civil e por outros órgãos, se autorizados pelo TSE; a Casa da Moeda fará a impressão, e a primeira via será gratuita.

Os dados do novo documento serão armazenados e geridos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que deverá ainda tornar os sistemas de dados dos demais registros interoperáveis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Contra fraude, CNH passa a ter código de segurança digital"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!