Geral

Com chuva, São Paulo tem trânsito acima de média e lentidão nos trens

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade de São Paulo amanheceu com tempo fechado e com fortes pancadas de chuva. O temporal causou congestionamento acima da média nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (5). Às 9h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 136 km de filas, o que corresponde a 15,6% dos 868 km de vias monitoradas -a média superior para o horário é de 10,3%. O maior pico de congestionamento este ano foi no dia 13 de abril, quando a cidade atingiu 151 km, às 9h30.

Por volta das 9h, as piores regiões eram as zonas sul (54 km), oeste (42 km), norte (14 km), centro (14 km) e leste (11 km). Já as vias como os maiores índices de lentidão no horário eram as marginais Tietê e Pinheiros, além da avenida dos Bandeirantes, 23 de Maio e Brás Leme.

Se não bastasse a chuva, os motoristas ainda têm problema nos cruzamentos das vias com os semáforos -dos 6.387, 39 estão quebrados ou apagados, de acordo com o site da CET. Um deles no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Helvétia, no centro de São Paulo. No mesmo horário, a companhia também não havia registrado nenhum ponto de alagamento na cidade.

Devido às chuvas, os trens da linha 5-lilás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circulavam com velocidade reduzida entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, por volta das 9h. Já as linhas do Metrô paulista circulavam normalmente no horário.

PREVISÃO

Nas próximas horas o tempo continua chuvoso por causa de uma nova área de instabilidade, que se estende do interior do Estado até as proximidades da região metropolitana de São Paulo, de acordo com meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura.

As temperaturas nesta sexta (5) oscilam entre 17ºC e 25ºC, com possibilidade de chuva forte no final da tarde.

No sábado (6), o tempo deve permanecer instável em São Paulo, com possibilidade de chuva moderada entre a madrugada e início da manhã. Ao longo o dia, o céu continua nublado e a temperatura continua em declínio: a mínima, deve ser de 15°C e, a máxima, deve chegar a 22°C.