MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

PF investiga furto de mais de 420 obras da biblioteca da UFRJ

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o furto de mais de 420 obras do acervo de uma biblioteca da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Entre os livros furtados da Biblioteca Pedro Calmon, na Praia Vermelh

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2017, 12:25:08 Editado em 04.05.2017, 12:25:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o furto de mais de 420 obras do acervo de uma biblioteca da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Entre os livros furtados da Biblioteca Pedro Calmon, na Praia Vermelha, na zona sul da capital fluminense, 303 são raros. A UFRJ, no entanto, ainda está fazendo um levantamento que pode aumentar ainda mais esse número. As informações são da Agência Brasil.

continua após publicidade

De acordo com a universidade, o furto foi constatado em outubro do ano passado, quando a Polícia Civil de São Paulo encontrou obras de propriedade da UFRJ. Ao confirmar o furto, a instituição registrou o crime junto à PF e abriu sindicância para investigar eventuais responsabilidades.

A sindicância, que se encerrou em março deste ano, constatou que o processo de reforma do edifício na Praia Vermelha, onde está a biblioteca, pode ter favorecido a ação criminosa e que o roubo foi realizado por pessoa que possuía informação sobre a importância da coleção.

continua após publicidade

Como o número de obras furtadas é muito grande, uma nova sindicância foi aberta para aprofundar as investigações.

LEVANTAMENTO

Representantes da UFRJ têm audiência nesta quinta (4) com a Polícia Federal para apresentar informações sobre o levantamento das obras furtadas. A ideia é que a PF e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) acionem também a Interpol, a polícia internacional, para identificar possível comercialização dessas obras no exterior.

Desde que constatou a subtração dos livros, a universidade informou que vem reforçando os mecanismos de segurança já existentes. Por meio de nota, a UFRJ fez um apelo às pessoas que tenham adquirido inadvertidamente as obras, para que as devolvam à instituição. “Estamos diante de um golpe muito doloroso para a história da ciência e para a cultura do país, e para os pesquisadores que usam as obras para estudos de grande relevância. O fato é inaceitável sob todos os pontos de vista”, diz a nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "PF investiga furto de mais de 420 obras da biblioteca da UFRJ"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!