Mais lidas
Geral

Marcha do clima reúne milhares de pessoas em Washington

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pela segunda vez em um mês, milhares de manifestantes marcharam em Washington, nos EUA, neste sábado (29) para dar voz a suas preocupações com relação à mudança climática, em um grande protesto para marcar o 100º dia de Donald Trump na presidência.

A Marcha Climática do Povo reuniu, segundo uma estimativa de um repórter da Reuters, 15 mil pessoas na capital americana. Ela também ocorre em dezenas de outras cidades dos EUA e são parte de uma esforço mais amplo para impulsionar candidatos com forte histórico ambiental nas eleições de meio de mandato do próximo ano e na corrida presidencial de 2020, disseram organizadores.

"Estamos usando isso como tática para avançar na estratégia de construir poder suficiente para vencer no clima no longo curso", disse Paul Getsos, coordenador nacional do Peoples' Climate Movement. Patrocinadores dos eventos incluem sindicatos trabalhistas, o Sierra Club, uma associação ecologista dos EUA, e grupos de direitos civis.

Como tema lateral, participantes da marcha protestam contra a repressão de Trump a imigrantes ilegais e outras questões defendidas pelo milionário republicano.

Desde a posse de Trump em 20 de janeiro, protestos nacionais ocorreram focando em questões que vão de direito ao aborto à imigração.

No último final de semana, milhares compareceram à Marcha pela Ciência, um protesto contra o que os ativistas chamaram de negação da administração Trump da ciência baseada em evidências.

O governo Trump está considerando se retirar do Acordo de Paris, o qual mais de 190 países assinaram na esperança de frear o aquecimento global. Trump também propôs profundos cortes na Agência de Proteção Ambiental.

Ativistas ambientais acreditam que a opinião pública está do lado deles. Uma pesquisa da Gallup neste mês mostrou que 59% dos norte-americanos concordam que a proteção ambiental deve ter prioridade sobre o aumento da produção de energia dos Estados Unidos.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber