MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Premiê espanhol defende que se devolva a palavra aos venezuelanos

GUSTAVO URIBE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, defendeu nesta segunda-feira (24) a necessidade de se encontrar uma solução para a crise política na Venezuela. Segundo ele, a situação no país latino-americano

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.04.2017, 13:25:07 Editado em 24.04.2017, 13:58:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUSTAVO URIBE

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, defendeu nesta segunda-feira (24) a necessidade de se encontrar uma solução para a crise política na Venezuela.

Segundo ele, a situação no país latino-americano "preocupa profundamente" e há a necessidade de que se devolva a palavra à população venezuelana, que deve ser a única beneficiária direta do processo político.

continua após publicidade

"A situação no país irmão nos preocupa profundamente. Coincidimos na opinião da necessidade de uma solução pactada, que tenha de passar inevitavelmente por devolver a palavra ao povo venezuelano, beneficiário da soberania nacional", disse.

Em viagem ao Brasil, o premiê espanhol se reuniu nesta segunda-feira (24) com o presidente Michel Temer para discutir o aprofundamento da relação bilateral entre os dois países.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem enfrentado crises política e econômica e protestos que já deixaram vinte mortos.

continua após publicidade

Em entrevista, na semana passada, Temer defendeu eleições diretas na Venezuela e disse que, sem elas, o país perderá as "condições de convivência" no Mercosul.

No pronunciamento no Palácio do Planalto, Rajoy criticou o que chamou de "tentação" de alguns líderes mundiais por políticas comerciais de protecionismo e defendeu que seja concluído o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

"Ambos estamos convencido da necessidade de avançar na relação entre Mercosul e a União Europeia. A Espanha sempre foi e continuará sendo um defensor de acordo entre os dois blocos comerciais", disse. "Nesses momentos em que alguns sentem tentações protecionistas, ambos concordamos com a importância da abertura exterior", acrescentou.

continua após publicidade

O premiê espanhol elogiou ainda as reformas nas contas públicas realizadas pelo governo brasileiro e afirmou que elas são recompensadas em "médio prazo". Segundo ele, a gestão inteligente das contas públicas é a "chave para que nossas sociedades possam prosperar".

" Eu felicitei o presidente pelas reformas que empreendeu. Transmiti minha convicção de que, a médio prazo, a seriedade em questão de assuntos públicos sempre é recompensada", disse.

Em discurso, Temer lembrou que o governo espanhol também enfrentou resistências e protestos ao implementar políticas amargas, como cortes de gastos e salários.

"A Espanha e o Brasil viveram momentos semelhantes. Eles enfrentaram dificuldades naturais e objeções, mas as mudanças fizeram a Espanha renascer de maneira extraordinária", disse.

Os dois presidentes assinaram acordos de cooperação nas áreas da indústria, saneamento e comércio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Premiê espanhol defende que se devolva a palavra aos venezuelanos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!