MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Cientista brasileira está entre mais influentes da 'Time'

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A epidemiologista brasileira Celina Turchi está entre as cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista "Time". Na lista, só há dois brasileiros: Turchi e Neymar, jogador do Barcelona e da seleção brasileira. A escolh

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.04.2017, 21:00:09 Editado em 20.04.2017, 21:00:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A epidemiologista brasileira Celina Turchi está entre as cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista "Time". Na lista, só há dois brasileiros: Turchi e Neymar, jogador do Barcelona e da seleção brasileira. A escolha se deve ao trabalho da cientista na associação entre microcefalia e o vírus da zika.

continua após publicidade

Em dezembro de 2016, pelo mesmo motivo, Turchi entrou na lista, produzida pela revista científica "Nature", dos dez cientistas mais influentes do mundo. Ela era a única brasileira naquela seleção.

Segundo a revista "Time", após a epidemiologista percebeu que algo estava errado com seus pequenos pacientes com microcefalia e, "contra o relógio e perdendo refeições e noites de sono", buscou entender o que estava acontecendo.

continua após publicidade

"Ela entendeu que se tratava de uma crise global que exigiria uma colaboração também global. Por isso, ela buscou contato com especialistas ao redor do mundo, facilitou o trabalho deles e a colaboração com o Brasil. Além disso, compartilhou abertamente o que ela e seus colegas estavam descobrindo, assim o mundo todo poderia aprender sobre essa ameaça sem precedentes", diz a revista.

"Turchi é apaixonada, determinada e é um modelo do tipo de liderança global e colaboração necessários para proteção da saúde humana", afirma a revista.

O perfil de Turchi para a "Time" foi escrito por Thomas Frieden, ex-diretor dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA), que deixou o cargo em janeiro deste ano.

continua após publicidade

HISTÓRICO

Médica pela Universidade Federal de Goiás, mestre em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e doutora pelo departamento de medicina preventiva da Universidade de São Paulo, a brasileira Celina Turchi já desenvolveu pesquisas em diversas instituições nacionais e internacionais.

Com experiência na área de epidemiologia de doenças infecciosas, atualmente Turchi atua como pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães -Fiocruz no Estado de Pernambuco. À época em que entrou no ranking da revista científica inglesa "Nature", Turchi falou sobre a velocidade com que se deu a associação entre o vírus da zika e o surto de microcefalia.

continua após publicidade

"É um novo capítulo da medicina quando pensamos que em menos de um ano levantamos a hipótese e conseguimos estabelecer o vínculo de associação entre a infecção congênita e a doença", disse Turchi à agência de notícias Lusa.

Ela se lamentava, contudo, pelo atraso ao atendimento na saúde pública. "Do ponto de vista das ações e aporte de recursos, ainda não temos a preparação suficiente para respostas imediatas", disse a cientista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Cientista brasileira está entre mais influentes da 'Time'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!