MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente do Paraguai desiste de buscar reeleição, mas mantém emenda

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, anunciou nesta segunda-feira (17) que não buscará um novo mandato nas eleições do ano que vem. Apesar disso, líderes do governista Partido Colorado afirmaram que seguirão tentando apr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2017, 16:15:08 Editado em 17.04.2017, 16:15:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, anunciou nesta segunda-feira (17) que não buscará um novo mandato nas eleições do ano que vem.

continua após publicidade

Apesar disso, líderes do governista Partido Colorado afirmaram que seguirão tentando aprovar no Congresso emendas à Constituição que abririam caminho para a reeleição.

"Espero que esse gesto de renúncia [a buscar um novo mandato] sirva para aprofundar o diálogo direcionado ao fortalecimento institucional da República, em convivência harmônica entre os paraguaios", disse Cartes em carta reproduzida no Twitter.

continua após publicidade

Após o anúncio de Cartes, a senadora colorada Lilian Samaniego afirmou: "Valorizamos esse gesto grandioso do presidente Horacio Cartes, mas todo o resto continua, o processo de emenda continua".

Desde que seu governo aprovou no Senado, em 31 de março, o projeto de reeleição, Cartes vinha sofrendo crescentes pressões para desistir das emendas. Opositores classificaram de "golpe" as manobras adotadas para aprovar a medida no Senado.

A Constituição do Paraguai, promulgada em 1992 após mais de três décadas de ditadura, estabelece um mandato de cinco anos para presidente e vice-presidente, que não podem ser reeleitos "em nenhum caso".

continua após publicidade

Após a aprovação da medida, que seguiu para tramitação na Câmara, houve protestos violentos que deixaram o edifício do Congresso parcialmente incendiado e um líder opositor morto pela polícia.

Tentativas de negociação para resolver a crise política no país fracassaram após a oposição abandonar a mesa de diálogo. A Suprema Corte do Paraguai pode vir a decidir sobre o impasse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do Paraguai desiste de buscar reeleição, mas mantém emenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!