MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - "Superbomba" matou 82 extremistas, diz autoridade afegã

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dezenas de combatentes da organização terrorista Estado Islâmico (EI) morreram no Afeganistão devido ao ataque dos EUA na quinta (13) com a mais potente bomba não nuclear de seu arsenal. Segundo o general Dawlat Waziri, porta-

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2017, 20:45:08 Editado em 14.04.2017, 20:45:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dezenas de combatentes da organização terrorista Estado Islâmico (EI) morreram no Afeganistão devido ao ataque dos EUA na quinta (13) com a mais potente bomba não nuclear de seu arsenal.

continua após publicidade

Segundo o general Dawlat Waziri, porta-voz do ministro da Defesa afegão, 36 militantes foram mortos e três grande túneis destruídos no bombardeio ocorrido na província Nangarhar. O representante do governo provincial, no entanto, afirmou que 82 combatentes do EI morreram na ação.

A GBU-43/B --conhecida como "mãe de todas as bombas" em um trocadilho com a sigla "moab" (que pode representar a expressão "mother of all bombs" ou o acrônimo em inglês para munição maciça para explosão no ar)--foi lançada de um avião MC-130 sobre áreas do Afeganistão onde estariam túneis usados pelo EI.

continua após publicidade

As mortes não foram verificadas de maneira independente, mas o porta-voz do ministro da Defesa do Afeganistão afirmou que nenhum civil foi morto no ataque, que mirou uma rede de túneis e cavernas usada pela milícia.

Segundo Waziri, uma base do EI também foi destruída no ataque. A agência de notícia Reuters diz que uma vila localizada a cerca de cinco quilômetros do local da explosão sofreu seus efeitos.

O Estado Islâmico negou ter sofrido baixas no ataque.

continua após publicidade

O ex-presidente afegão Hamid Karzai condenou o uso da arma. "Isso não é uma guerra contra o terrorismo, mas o mais desumano e brutal uso indevido do nosso país como campo de teste de novas e perigosas armas", escreveu em um canal oficial.

Essa foi a primeiro vez que o armamento foi usado em combate. O artefato, projetado pela Força Aérea dos EUA em 2002, pesa mais de dez toneladas, com 8.164 quilos de explosivos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - "Superbomba" matou 82 extremistas, diz autoridade afegã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!