MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Por que se celebra a Páscoa? Entenda os simbolismos e significados da data

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Feriado essencialmente cristão, a Páscoa celebra o renascimento do líder católico Jesus Cristo. Ela é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas, terminando no Domingo de Ramos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2017, 18:40:02 Editado em 14.04.2017, 18:40:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Feriado essencialmente cristão, a Páscoa celebra o renascimento do líder católico Jesus Cristo.

continua após publicidade

Ela é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas, terminando no Domingo de Ramos ­uma semana antes do feriado. Durante esse período, segundo a tradição religiosa, a purificação deve ser alcançada por meio de penitência, como o jejum, que promoveria a libertação dos pecados.

PÁSCOA DOS JUDEUS

continua após publicidade

Para os judeus, a Páscoa se chama Pessach, ou Passover, significa a saída do Egito, conduzidos por Moisés. Dizem que o profeta ordenou que os hebreus, na noite do 14º dia do primeiro mês da primavera, matassem um carneiro, assassem o animal e o comessem com pão sem fermento. Ela é celebrada por 8 dias e comemora a libertação do povo judeu do cativeiro, no Egito, e a passagem através do mar Vermelho. É um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

O SIMBOLISMO DO COELHO

Além de ser símbolo da fertilidade, o coelho tem a ver com o renascimento da vida. Na Europa, a Páscoa coincide com o início da primavera, quando toda a neve derrete e a vida ressurge, após o período de frio. Esse é o momento em que os coelhos, depois da hibernação de inverno, deixam suas tocas.

continua após publicidade

O SIGNIFICADO DO OVO

No início do cristianismo, presenteava-se com alimentos. O ovo passou a ter duplo significado: além de ser um presente era um símbolo de uma nova vida, lembrando o sepulcro de Jesus, que ressurgiu no dia de Páscoa. O chocolate foi introduzido na tradição na Inglaterra, quando a indústria do doce começou a se desenvolver. O costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses.

CADA ANO EM UMA DATA

continua após publicidade

Tanto a Páscoa judaica quanto a Páscoa cristã são festas móveis, porque dependem do calendário lunar. A Páscoa cristã, por exemplo, acontece aqui no Brasil, no primeiro domingo depois da lua cheia de outono, entre 22 de março e 25 de abril.

COMO CALCULAR A PÁSCOA?

continua após publicidade

Saber quando será a Páscoa é simples: divida o ano por 19. Ao resto da divisão, some 1. Com isso, você consegue o número que mostra a data da lua cheia pascal. Procure o número na tabela abaixo, válida de 1900 a 2199. A Páscoa cairá no domingo seguinte.

Exemplo: 2017 dividido por 19 dá 106 e resto 3 que, somando 1, obtém-se 4. O número 4 remete ao dia 11 de abril, o que faz com que a Páscoa caia no dia 16 de abril.

1 - 14 de abril

continua após publicidade

2 - 03 de abril

3 - 23 de março

4 - 11 de abril

continua após publicidade

5 - 31 de março

6 - 18 de abril

continua após publicidade

7 - 08 de abril

8 - 28 de março

9 - 16 de abril

continua após publicidade

10 - 05 de abril

11 - 25 de março

12 - 13 de abril

continua após publicidade

13 - 02 de abril

14 - 22 de março

continua após publicidade

15 - 10 de abril

16 - 30 de março

17 - 17 de abril

18 - 07 de abril

19 - 27 de março

SEMANA SANTA E OS RITUAIS DA IGREJA CATÓLICA

Domingo de Ramos - Celebra a entrada de Jesus em Jerusalém para o festejo da Páscoa. Os ramos são levados à igreja para serem abençoados pelo padre. Seu ramo simboliza você, que é parte da videira, árvore que representa Jesus. Depois da cerimônia, os ramos são queimados para serem usados na Quarta-feira de Cinzas do próximo ano.

Quinta-Feira Santa - Neste dia acontece a cerimônia do lavapés, lembrando a Última Ceia, quando Jesus lavou os pés dos apóstolos. Essa liturgia simboliza a humildade.

Sexta-Feira da Paixão - Único dia do ano em que não há missa, acontecendo apenas a Celebração da Palavra. É quando acontece a procissão que reproduz a via-sacra.

Sábado de Aleluia - Dia em que se acende o Círio Pascal, símbolo da luz de Cristo, que ilumina o mundo. Acontece também a Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa - Dia final da Semana Santa, o domingo celebra a ressurreição de Cristo. Além da tradicional missa, costuma acontecer uma encenação da ressurreição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Por que se celebra a Páscoa? Entenda os simbolismos e significados da data"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!