MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Casal gay de Curitiba é alvo de panfleto homofóbico; polícia investiga o caso

ESTELITA HASS CARAZZAI CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Um casal que estava prestes a se mudar para uma nova casa em Curitiba (PR), num bairro residencial, foi alvo de um panfleto homofóbico, distribuído à vizinhança, nesta quinta (13). O material, apócrifo,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2017, 13:10:03 Editado em 14.04.2017, 13:10:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI

continua após publicidade

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Um casal que estava prestes a se mudar para uma nova casa em Curitiba (PR), num bairro residencial, foi alvo de um panfleto homofóbico, distribuído à vizinhança, nesta quinta (13).

O material, apócrifo, traz fotos de um casal aleatório de homens e afirma que "a rua será mais 'alegre'" com "uma visão para inspirar e influenciar toda a vizinhança" -e ainda informa o "endereço da baixaria" dos novos vizinhos, casados há sete anos e prestes a adotar uma criança.

continua após publicidade

"Eu sentei no chão e chorei. Não sentia as minhas pernas. Foi uma dor que nunca senti na vida", conta o jornalista João Pedro Schonarth, 29, casado com o servidor público Bruno Banzato, 31.

Os dois registraram boletim de ocorrência por crime de injúria -já que homofobia não é tipificada na lei penal.

Os panfletos apócrifos foram jogados na calçada ao longo da rua, de dentro de um carro, segundo relataram os vizinhos. Muitos pegaram o material e jogaram fora, alertando Schonarth e Banzato.

continua após publicidade

"Se fazem isso em público, imaginem o que fazem quando estão a sós. Gostou das boas notícias?", diz o panfleto.

Para o casal, o episódio se soma a outros fatos de "sabotagem" da construção do sobrado, que compraram no ano passado. Um boletim de ocorrência já havia sido registrado pelo construtor na semana passada, depois que a casa amanheceu alagada por causa de uma mangueira colocada dentro do duto de ar condicionado.

Antes disso, outros incidentes, como registros de água abertos e pequenos vazamentos, também haviam ocorrido.

continua após publicidade

"Aí começou a cair a ficha. A gente conhecia a homofobia como conceito, só de ouvir falar, mas viver é muito forte", diz Schonarth. "É uma violência gratuita. Sou tão igual a qualquer pessoa. Não é minha orientação sexual que me faz diferente."

INVESTIGAÇÃO

continua após publicidade

A Polícia Civil do Paraná informou que "está empenhada e trabalhando em cima do caso" para identificar os autores do panfleto, segundo o delegado Fábio Amaro.

Para Schonarth, o fato de homofobia ainda não ser criminalizada ajuda a criar um clima de impunidade.

"As pessoas não entendem o impacto disso na nossa vida. Hoje eu passei isso com um panfleto, na semana passada alguém foi espancado. O Brasil precisa discutir isso. O que eu passei não foi uma injúria. Foi um crime de ódio que acontece todo dia. Então, por que não está na lei?"

O casal pretende se mudar na semana que vem. Neste sábado (15), amigos e conhecidos irão fazer uma mobilização em frente à casa, demonstrando solidariedade.

"Tudo isso ajudou a transformar o pior dia das nossas vidas no melhor", comenta Schonarth. "Nós precisamos mostrar que temos mais em comum do que de diferente."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Casal gay de Curitiba é alvo de panfleto homofóbico; polícia investiga o caso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!