MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

'Mini-Paulista', ou 'Berrini da ZL', começa a ser erguida no Tatuapé

RAUL JUSTE LORES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois de décadas de promessas de diferentes prefeitos de levar empregos para a zona leste, o maior polo empresarial desse pedaço de São Paulo deve surgir na região. O empreendimento, da Porte Engenharia, terá

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.04.2017, 06:55:03 Editado em 09.04.2017, 06:55:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RAUL JUSTE LORES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois de décadas de promessas de diferentes prefeitos de levar empregos para a zona leste, o maior polo empresarial desse pedaço de São Paulo deve surgir na região.

O empreendimento, da Porte Engenharia, terá 12 torres residenciais e comerciais, de até 46 andares. Corretores o apelidaram de "Berrini da zona leste" -é o chamado Eixo Platina, que leva o nome da rua do Tatuapé paralela à avenida Radial Leste.

continua após publicidade

O incorporador Marco Antonio Melro, 55, prefere comparar ao Conjunto Nacional e à avenida Paulista.

"Em vez de muros e grades, nossos térreos terão comércio. Prédios de escritórios serão vizinhos de residenciais para não criar áreas desertas à noite. A ideia é que se ande muito a pé e se chegue pelo metrô", sonha Melro.

A Porte Engenharia já adquiriu 50 mil m² em terrenos onde pretende edificar 310 mil m² de área construída, em um eixo de dois quilômetros entre as estações Belém e Carrão do Metrô.

continua após publicidade

Do investimento total, de R$ 1,5 bilhão, 50% já está viabilizado, garante Melro. As três primeiras edificações, já aprovadas pela prefeitura, começam a subir neste ano. Haverá de escritórios de 40 m² a lajes corporativas de 920 m².

"Um quarteirão da Berrini tem mais metros quadrados de escritórios que este bairro inteiro. A economia da cidade não está aqui. Não podemos continuar a ser dormitório", explica.

A arquiteta Anna Dietzsch, que participou do plano diretor do projeto, alerta para um "êxodo cultural"."Os mais jovens vão trabalhar em bairros distantes e abandonam o Tatuapé. Faltam teatros, casas de shows, galerias de arte, universidades, até na gastronomia há muito espaço para crescer na região. Quero gerar ocupação e movimento."

continua após publicidade

Os responsáveis pelo projeto estão em contato com universidades privadas e já planejaram um teatro de 1.400 lugares em um dos prédios, próximo ao Sesc Belenzinho.

HISTÓRICO

continua após publicidade

Melro rememora os anos 1980 e 1990, quando surgiram os apartamentos enormes e caríssimos no Jardim Anália Franco. Na época, duvidava-se que houvesse mercado. O residencial Saint Claire, com unidades de 625 m², as maiores da zona leste, foi construído por ele.

Nos 42 edifícios que a Porte já construiu, a metragem média das unidades é de 300 m². Mas a arquitetura deles não é um dos melhores cartões de visitas. Há desde neoclássicos-ostentação a contemporâneos-genéricos, com muros altos e isolados.

"Se eu fosse construí-los hoje, seriam diferentes", admite. "Quando a pessoa enriquece a partir do nada, quer brilhos e dourados. Mas fui viajando mais, lendo, me aculturando".

continua após publicidade

Ele reconhece duas inspirações no mercado imobiliário: a incorporadora Zarvos, da Vila Madalena, "pela arquitetura mais ousada" e a Vitacon, "por fazer apartamentos compactos, para um público mais jovem".

Pela primeira vez, a Porte está lançando apartamentos de 35 a 50 m², que possam caber no orçamento dos jovens que pretende reter na zona leste. Também foi atrás de arquitetos de prestígio.

O escritório Andrade Morettin projetou a torre de 17 andares, onde ficará a nova sede da Porte, e que começa a ser construída em agosto. O escritório novaiorquino DBB fez o plano piloto e desenhou uma outra torre.

continua após publicidade

Questionado se a recessão não colocará nuvens no Eixo Platina, o empresário insiste que há um potencial enorme na região. Quando construiu, em 2008, a unidade do Hospital São Luiz, no Jardim Anália Franco -a maior da rede, com 46 mil m²- "diziam que estava superdimensionada, e é um sucesso".

IMAGEM DE PREDADOR

Melro criou a Porte em 1986. O pai e o avô já incorporavam sobradinhos na zona leste. Em um terreno do pai, fez seu primeiro pequeno lançamento quando tinha 18 anos. Nunca fez faculdade. Os filhos e a irmã, Rosangela, trabalham com ele.

A empresa sofreu um solavanco durante o Plano Collor. Tinha um prédio inteiro vendido e ficou com o dinheiro bloqueado no banco. "Ficamos uns 90 dias sem saber o que fazer", afirma.

Em diversas mensagens nas redes sociais da empresa, vizinhos do Eixo Platina pedem cuidados com as calçadas, limpeza e que ele adote as praça do entorno.

Hoje, a preocupação é outra. "A imagem do incorporador ainda é a de predador", reconhece. "Quero calçadas largas. Os muros altos não fazem mais o menor sentido. Você tem segurança quando dá para se ver o que acontece na sua casa, no seu prédio", afirma.

Em 2015, em um acordo com a prefeitura, a empresa patrocinou a troca do muro do vizinho parque Ceret por 1.200 metros de gradis. "Parecia muro de cemitério, agora ficou como o Ibirapuera", diz.

Com isso, a incorporadora valoriza o m² de seus empreendimentos, e tenta evitar o tal êxodo da zona leste -que também atingiu sua casa. Depois de casar, o filho mais velho de Melro se mudou para Pinheiros. "Quando se mudam, não voltam mais."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "'Mini-Paulista', ou 'Berrini da ZL', começa a ser erguida no Tatuapé"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!