MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento europeu define suas condições para negociar o 'brexit'

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (5) uma resolução com suas exigências às negociações do "brexit", o processo de saída britânica da União Europeia. A votação foi considerada uma demonstração de u

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2017, 09:55:03 Editado em 05.04.2017, 09:55:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (5) uma resolução com suas exigências às negociações do "brexit", o processo de saída britânica da União Europeia.

A votação foi considerada uma demonstração de unidade dos legisladores. Houve 516 votos a favor e 133 contra, com 50 abstenções.

continua após publicidade

O texto repete as prioridades já estabelecidas pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na semana anterior, quando o Reino Unido formalizou com uma carta o pedido de separação.

O Conselho Europeu, que decide a política do bloco, e os 27 países restantes devem votar em sua estratégia em uma cúpula em 29 de abril. Legisladores não terão protagonismo nesse momento.

Mas o Parlamento Europeu precisará aprovar o acordo final entre a União Europeia e o Reino Unido depois dos dois anos previstos às negociações. A necessidade desse aval dá peso às exigências feitas nesta semana.

continua após publicidade

PARALELO

Os legisladores insistiram, na resolução, que o bloco europeu só irá discutir acordos futuros com o governo britânico após as negociações terem mostrado progresso em assuntos como a fronteira irlandesa e o direito dos 3 milhões de europeus residindo no Reino Unido.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, pede no entanto que essas conversas sejam feitas em paralelo. Ela está interessada, em especial, em um acordo de livre comércio com a União Europeia, sem o qual sofrerá bastante pressão em seu país.

continua após publicidade

Robin Walker, vice-secretário britânico para o "brexit", afirmou que a resolução do Parlamento Europeu é um "passo positivo", mas reiterou a posição de seu governo, afirmando preferir começar as negociações comerciais assim que possível.

A União Europeia já sinalizou que tratados só poderão ser assinados após a ruptura completa, prevista para meados de 2019, e um acordo comercial tardaria anos para ser implementado.

continua após publicidade

REVERSÍVEL

A resolução aprovada pelos legisladores europeus, apesar de bastante próxima das linhas gerais traçadas pelo Conselho Europeu, diverge em um ponto: o texto permite que o Reino Unido reverta o "brexit", caso tenha o apoio de todos os 27 Estados-membros restantes.

"A porta está aberta caso o Reino Unido mude de ideia", afirmou Gianni Pittella, que lidera o grupo parlamentar de centro-esquerda, o segundo maior na Casa. Conservadores criticaram o trecho, mas aprovaram o texto.

O "brexit" foi aprovado por 52% da população britânica em um plebiscito em 23 de junho. Com a pequena margem e a mobilização dos 48% restantes, que têm organizado protestos, a previsão é de que os próximos dois anos sejam bastante controversos nesse país.

O formato da saída britânica tampouco é consensual entre quem votou pelo "brexit". O governo deve optar pelo que é conhecido como "brexit duro", em que o Reino Unido deixaria o mercado único europeu e encerraria a livre circulação de pessoas.

Essa previsão tem causado a mobilização de grupos da sociedade civil, que querem empurrar o governo a uma solução menos drástica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento europeu define suas condições para negociar o 'brexit'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!