MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Senado aprova mais garantias a menores vítimas de violência

DÉBORA ÁLVARES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (29) um projeto que prevê a ampliação de garantias para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A principal ideia da proposta é evitar o que se c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.03.2017, 20:34:00 Editado em 29.03.2017, 20:35:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DÉBORA ÁLVARES

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (29) um projeto que prevê a ampliação de garantias para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A principal ideia da proposta é evitar o que se chamou de "revitimização", ou seja, levar menores a prestar depoimentos repetidas vezes a autoridades não preparadas especialmente para ouvi-los. De autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), a proposta agora segue para sanção do presidente Michel Temer.

continua após publicidade

O texto prevê uma série de medidas articuladas dos sistemas de Justiça, segurança pública, assistência social e saúde no atendimento às vítimas.

"A União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios desenvolverão políticas integradas e coordenadas que visem a garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais, para resguardá-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão", destaca o texto.

A proposta fala, por exemplo, na criação de varas e de delegacias especializadas compostas por equipes treinadas para a tomada de depoimentos e para a adoção de medidas de proteção ao menor, bem como preparada para o processo, julgamento e execução de causas decorrentes de práticas violentas.

continua após publicidade

Em casos de abuso e exploração sexual, prevê a criação de atendimento telefônico e serviço específico no SUS (Sistema Único de Saúde) aos menores nessa situação.

Considerada pelos senadores no plenário como um aperfeiçoamento do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o projeto só entrará em vigor um ano após sua publicação oficial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Senado aprova mais garantias a menores vítimas de violência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!