MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Corte da União Europeia diz que empresas podem proibir véu islâmico

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Tribunal de Justiça da União Europeia declarou nesta terça-feira (14) que empresas podem proibir seus funcionários de utilizar "símbolos religiosos visíveis" dentro das organizações. Esta é a primeira decisão do tribunal na

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.03.2017, 09:14:00 Editado em 14.03.2017, 09:15:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Tribunal de Justiça da União Europeia declarou nesta terça-feira (14) que empresas podem proibir seus funcionários de utilizar "símbolos religiosos visíveis" dentro das organizações.

continua após publicidade

Esta é a primeira decisão do tribunal na questão do uso de véus islâmicos em ambiente de trabalho.

A corte julgou o caso de duas mulheres, da França e da Bélgica, que foram demitidas por se recusarem a tirar seus véus no trabalho.

continua após publicidade

"Uma regra interna que proíbe o uso de símbolos políticos, ideológicos ou religiosos não constitui discriminação direta", declarou o tribunal.

Para a corte, a proibição do véu em locais de trabalho não constitui discriminação, desde que o veto seja generalizado para outros símbolos religiosos.

A corte, porém, fez uma ressalva: a decisão de proibir o uso do véu não pode ser resultado de exigências de consumidores.

continua após publicidade

O uso do véu islâmico é alvo de polêmica em vários países da Europa.

No ano passado, algumas cidades turísticas da França proibiram o uso de burquíni, tipo de maiô que cobre a cabeça. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, recentemente defendeu a proibição do uso de véu islâmico em todos os locais públicos no país.

O debate sobre o uso de símbolos islâmicos também deve marcar as eleições na Holanda, que serão realizadas nesta quarta-feira (15). O candidato da extrema-direita, Geert Wilders, defende o fechamento de mesquitas e a proibição do Alcorão no país.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Corte da União Europeia diz que empresas podem proibir véu islâmico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!