MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Acima da média de 2016, acidentes nas marginais estão sob controle, diz Doria

EDUARDO GERAQUE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (10) que o número de acidentes e mortes nas marginais Tietê e Pinheiros no primeiro mês do programa Marginal Segura está sob controle. "Os

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2017, 10:54:00 Editado em 10.03.2017, 11:00:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

EDUARDO GERAQUE

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (10) que o número de acidentes e mortes nas marginais Tietê e Pinheiros no primeiro mês do programa Marginal Segura está sob controle.

"Os números estão dentro do esperado. Estão sob controle", afirmou o tucano, que esteve em evento no bairro do Jardim Europa, com 64 associações de bairro de áreas nobres da cidade. Uma delas, a AME Jardins, tem entre seus fundadores João Doria.

continua após publicidade

Os primeiros 30 dias da retomada de limites mais altos de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê registraram 102 acidentes de trânsito com vítimas (uma morte e quatro atropelamentos), de acordo com dados preliminares divulgados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Apesar dos pedidos, a gestão João Doria (PSDB) não divulga estatísticas referentes ao mesmo período de 2016 nem balanços detalhados por meses de anos anteriores.

No entanto, a média mensal de acidentes com vítimas nas duas marginais no ano passado era bem menor: 64. O aumento de velocidades nas marginais foi uma das principais promessas da campanha eleitoral do tucano.

continua após publicidade

Doria afirmou ainda que é preciso ter atenção especial com os motociclistas. Do total de 102 acidentes com vítimas, 82% envolveram motos. Questionado o motivo do sucesso do programa, segundo a visão da prefeitura, Doria disse que aumentou o número de agentes para registrar os acidentes.

Para ele, os números de anos anteriores estão subnotificados. "Não vou governar olhando pelo retrovisor. No passado, quando o acidente era só entre dois carros, pode ser que as pessoas foram embora, sem registrar", disse Doria. A redução das velocidades máximas nas marginais foi implementada em julho de 2015, na gestão Fernando Haddad (PT).

O prefeito também exaltou a rapidez da equipe de técnicos em atender as ocorrências. "Em, no máximo, dez minutos estamos atendendo as chamadas", afirmou.

continua após publicidade

Para retomar os limites de 90 km/h na pista expressa, de 70 km/h na pista central, e de 60 km/h na pista local, a gestão criou o programa Marginal Segura, comandado por Sergio Avelleda, secretário de Transportes -indicado ao cargo pelo vereador Milton Leite (DEM), hoje presidente da Câmara Municipal.

COMPARAÇÕES

continua após publicidade

A CET argumenta que os números recém-divulgados não poderiam ser comparados com períodos anteriores porque ainda não foram consolidados (cruzados com registros de boletins de ocorrências e atendimentos no sistema público de saúde).

Além disso, diz que os casos registrados podem ter crescido porque a quantidade de agentes atuando nas marginais passou de 45 por dia em 2016 para 75 depois do Marginal Segura. Com mais funcionários, diz, mais ocorrências passaram a ser atendidas.

Como as anotações dos agentes da CET são ligadas a casos com vítimas já no local do acidente, no entanto, esse reexame do total de feridos só tende a aumentar os balanços de mortos e gravidade das lesões, por contar com informações mais atualizadas de atendimentos hospitalares.

Em nota, a Cidadeapé (Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo) afirmou que "o registro de 102 incidentes com vítimas em um período do ano caracterizado por movimento veicular abaixo da média, por envolver período de férias escolares, é um indicativo de alerta".

A associação pondera ainda que, "embora, a rigor, seja de fato cedo para fazer comparações aprofundadas, diversos exemplos internacionais, somados à constatação da redução de ocorrências durante o período em que as velocidades estiveram reduzidas nas marginais, já deveriam ser evidências suficientes de sua capacidade de minimização de risco".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Acima da média de 2016, acidentes nas marginais estão sob controle, diz Doria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!