MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo alemão critica Turquia por prisão de correspondente no país

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O embaixador turco foi convocado a dar explicações ao governo alemão por conta da prisão de um correspondente de um jornal alemão na Turquia. O jornalista Deniz Yucel, 43, que tem dupla nacionalidade e é correspondente do diá

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.02.2017, 17:52:48 Editado em 28.02.2017, 17:55:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O embaixador turco foi convocado a dar explicações ao governo alemão por conta da prisão de um correspondente de um jornal alemão na Turquia.

continua após publicidade

O jornalista Deniz Yucel, 43, que tem dupla nacionalidade e é correspondente do diário Die Welt, é acusado de fazer "propaganda de terrorismo" e "incitar violência". Ele pode ser condenado a dez anos e meio de prisão.

Entre as acusações, uma entrevista dele com o líder do separatista Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que é ilegal, em 2015. Mas, principalmente, por ter noticiado o vazamento de milhares de e-mails do genro do primeiro-ministro Racyip Erdogan, Berat Albayrak, que é ministro da Energia da Turquia.

continua após publicidade

Nos e-mails, obtidos por um grupo de hackers de esquerda, Albayrak falava de negócios e fazia indicações para uma empresa que detém o monopólio da logística de transporte de petróleo no Curdistão.

A chanceler alemã, Angela Merkel, chamou a prisão de "desproporcional" e "decepcionante", e exigiu um julgamento "justo e legítimo" para Yucel, que "leve em conta a alta importância da liberdade de imprensa para sociedades democráticas".

Seu ministro das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, disse que a prisão do jornalista "é um dos grandes desafios da relação bilateral na era moderna" e que expõe as diferenças entre os dois países sobre liberdade de imprensa. "É extraordinariamente difícil trabalhar assim para promover as relações entre os dois países", disse Gabriel a repórteres em Berlim.

continua após publicidade

Desde um fracassado golpe de Estado contra Erdogan, em julho passado, o regime turco deteve ou demitiu milhares de funcionários públicos, militares, políticos e jornalistas, em uma política denunciada por organizações de direitos humanos como cada vez mais repressiva.

Segundo a organização Comitê para a Proteção dos Jornalistas, 81 jornalistas estavam presos na Turquia em dezembro, quase um terço do total mundial de profissionais da mídia detidos. Yucel é o primeiro jornalista com passaporte alemão a ser preso -nascido na Alemanha, ele é filho de imigrantes turcos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo alemão critica Turquia por prisão de correspondente no país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!