MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Morre o guitarrista americano Larry Coryell, pioneiro do fusion, aos 73 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O guitarrista norte-americano Larry Coryell morreu no domingo (19), em um hotel em Nova York, aos 73 anos. Com mais de 50 anos de carreira, Coryell despontou na cena jazzística durante a década de 60, ao gravar com o baterist

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.02.2017, 23:20:06 Editado em 20.02.2017, 23:20:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O guitarrista norte-americano Larry Coryell morreu no domingo (19), em um hotel em Nova York, aos 73 anos.

continua após publicidade

Com mais de 50 anos de carreira, Coryell despontou na cena jazzística durante a década de 60, ao gravar com o baterista Chico Hamilton. À frente da Free Spirits, foi um dos pioneiros no estilo híbrido que ficou conhecido como jazz-rock, que mais tarde seria chamado de fusion.

Na década seguinte, alavancou uma frutífera carreira com a banda The Eleventh House, mas sua popularidade foi esnobada por muitos críticos.

continua após publicidade

"Talvez eu tenha sido um pouco discriminado, mas isso não é tão importante. Acredito que há espaço para todos", afirmou o guitarrista em entrevista em 2008.

"Sempre gostei de tocar jazz e isso é o que conta. De certo modo, a fusion nasceu porque alguns músicos jovens, como eu, queriam contribuir com algo de novo para a música de nossa geração. Mas tudo o que fizemos e criamos tinha o jazz como base".

Apreciador da música brasileira, Coryell lançou em 1992 o álbum "Live from Bahia" (Rhino), gravado em Salvador, em 1992, com participações dos violonistas Dori Caymmi e Romero Lubambo, do tecladista Luiz Avellar e do baixista Nico Assumpção, entre outros instrumentistas locais.

continua após publicidade

No Brasil, o músico se apresentou em diversas ocasiões desde sua primeira vinda, em 1978.

Ele gravou e participou de mais de cem discos e pretendia lançar um novo álbum em junho deste ano.

Sua derradeira apresentação ocorreu na sexta, no Iridium, clube nova-iorquino dedicado ao jazz.

Coryell deixa sua mulher, Tracey, quatro filhos e seis netos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Morre o guitarrista americano Larry Coryell, pioneiro do fusion, aos 73 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!