MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Coreia do Norte lança míssil e ação é vista como 'provocação' aos EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Coreia do Norte disparou neste domingo (12) um míssil que caiu no Mar do Japão. O gesto foi visto como uma "provocação", segundo o governo sul-coreano e direcionada ao presidente Donald Trump, que apoia o Japão para manter o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.02.2017, 08:43:07 Editado em 12.02.2017, 21:16:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Coreia do Norte disparou neste domingo (12) um míssil que caiu no Mar do Japão. O gesto foi visto como uma "provocação", segundo o governo sul-coreano e direcionada ao presidente Donald Trump, que apoia o Japão para manter o controle sobre testes nucleares e de mísseis.

continua após publicidade

A reação do presidente norte-americano foi imediata e ele disse estar "100% com o Japão". O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, classificou a ação norte-coreana de "absolutamente intolerável".

O míssil foi disparado em direção ao Mar do Japão da base área de Banghyon, na província de Pyongan do Norte (noroeste do país), informou o Ministério da Defesa sul-coreano.

continua após publicidade

"O lançamento de hoje foi para chamar a atenção ao desenvolvimento das capacidades nucleares da Coreia do Norte", comunicou um porta-voz do ministério. "Também acreditamos se tratar de uma provocação ao novo governo norte-americano".

O míssil disparado era um Musudan, classificado como de alcance intermediário, segundo militares da Coreia do Sul, e não um míssil balístico intercontinental.

Um oficial americano, sob condição de anonimato, disse que a nova administração pressionará a China para que controle a Coreia do Norte. O lançamento do míssil reflete o pensamento do presidente Donald Trump de que Pequim não faz o suficiente em seu espaço geopolítico.

continua após publicidade

"Isso não foi surpresa", disse o oficial. "O líder norte-coreano [Kim Jong-un] gosta de chamar a atenção em momentos como este".

O teste aconteceu um dia depois do encontro entre o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e Donald Trump, em Palm Beach, na Flórida.

"Eu quero que todos saibam, e entendam completamente, que os Estados Unidos da América apoiam o Japão, nosso grande aliado, 100%", disse Donald Trump dirigindo-se a repórteres logo que foi informado da ação norte-coreana.

Em outubro, Pyongyang fez testes com mísseis Musudan em duas oportunidades, ambos disparados da mesma base área de Banghyon.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Coreia do Norte lança míssil e ação é vista como 'provocação' aos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!