MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Turquia fará referendo em abril que pode reforçar poderes de Erdogan

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Turquia realizará um referendo em 16 de abril com proposta de mudanças na Constituição do país que pode substituir o sistema parlamentarista pela presidência executiva buscada pelo presidente Tayyip Erdogan, anunciou neste s

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.02.2017, 12:23:52 Editado em 11.02.2017, 12:25:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Turquia realizará um referendo em 16 de abril com proposta de mudanças na Constituição do país que pode substituir o sistema parlamentarista pela presidência executiva buscada pelo presidente Tayyip Erdogan, anunciou neste sábado (11) o chefe do comitê eleitoral.

continua após publicidade

Se aprovado, o novo sistema permitirá ao presidente emitir decretos, declarar regras de emergência, nomear ministros, dissolver o parlamento e também manter Erdogan no poder até, ao menos, 2020.

"Se Deus quiser, a Turquia entrará em uma nova era na noite de 16 de abril", declarou Numan Kurtulmus, vice-primeiro-ministro turco.

continua após publicidade

Com a reforma, além dos poderes que o presidente terá, o posto de primeiro-ministro desaparecerá e será substituído por um ou vários vice-presidentes.

Erdogan considera a revisão é necessária para garantir estabilidade à frente da Turquia, que atravessa uma onda de atentados sem precedentes e dificuldades financeiras.

Os apoiadores do presidente turco veem os planos como uma garantia de estabilidade em momento de turbulência. Opositores e ONGs temem uma queda em direção a um Estado mais autoritário.

"A palavra e a decisão estão agora nas mãos da nação", disse Kurtulmus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Turquia fará referendo em abril que pode reforçar poderes de Erdogan"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!