MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Tragédia na abertura do campeonato angolano deixa 17 mortos e 56 feridos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Autoridades angolanas anunciaram a abertura de uma investigação para apurar um tumulto no estádio de Uíge, noroeste de Angola, que deixou 17 mortos e 56 feridos, nesta sexta (10). O presidente angolano, José Eduardo dos Santo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.02.2017, 09:50:30 Editado em 11.02.2017, 09:55:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Autoridades angolanas anunciaram a abertura de uma investigação para apurar um tumulto no estádio de Uíge, noroeste de Angola, que deixou 17 mortos e 56 feridos, nesta sexta (10).

continua após publicidade

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ordenou abertura de investigação para apurar as causas da tragédia.

"Expresso minha solidariedade as famílias que tiveram seus parentes mortos e tenham todo o apoio necessário da Província de Uige, além de abrir inquérito para se estabelecer as causas do incidente", declarou Santos.

continua após publicidade

O Ministério dos Esportes de Angola também solicitou a associação de futebol e a autoridades locais a abertura de investigação.

A tragédia ocorreu na entrada do estádio onde o time Santa Rita recebia o Recreativo do Libolo, na abertura do campeonato angolano.

"Durante a partida, quando as duas equipes já estavam em campo, torcedores tentaram entrar no estádio para assistir ao jogo. O portão cedeu com a pressão e 17 pessoas morreram no tumulto", afirma um comunicado do clube visitante.

continua após publicidade

"Várias crianças morreram", declarou o porta-voz da polícia, Orlando Bernardo.

Ernesto Luis, diretor-geral do hospital local, afirmou que as pessoas ficaram sufocadas no esmagamento. "Algumas pessoas tiveram que andar por cima de outras", disse.

Testemunhas disseram que a multidão tentando acesso teria levado o estádio além de sua capacidade de 8.000 pessoas.

continua após publicidade

A partida foi interrompida e terminou com a vitória do Recreativo por 1 a 0.

OUTRAS TRAGÉDIAS

continua após publicidade

Em 2009, 19 pessoas morreram na capital econômica da Costa do Marfim, Abidjan, depois de um tumulto em um jogo de qualificação para a Copa do Mundo 2010 entre Costa do Marfim e Malauí.

Em 2001, uma debandada também matou 127 torcedores em Accra, capital de Gana.

Em maio de 1964, 320 pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas em um tumulto no estádio de Lima, durante uma partida entre Peru e Argentina. Os torcedores que não conseguiram escapar foram pisoteadas ou asfixiados.

Nos anos 80, a Europa não foi poupada de tais tragédias, particularmente a Grã-Bretanha. Em 1985, um incêndio no estádio Valley Parade matou 56 pessoas, enquanto quatro anos mais tarde, 96 pessoas morreram em Hillsborough.

A maior tragédia continua sendo a de Heysel, onde, em 29 de maio de 1985, por ocasião da final da Taça da Europa entre Liverpool e Juventus, 39 pessoas morreram e 458 ficaram feridas em um terrível tumulto causado por hooligans ingleses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Tragédia na abertura do campeonato angolano deixa 17 mortos e 56 feridos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!