MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Trump muda tom e apoia política de 'China única' em telefonema com Xi

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, amenizou seu tom e concordou em honrar a política de "China única" durante telefonema na noite desta quinta-feira (9) com o presidente chinês, Xi Jinping. Em dezembro, Trump havi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2017, 08:36:03 Editado em 10.02.2017, 23:20:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, amenizou seu tom e concordou em honrar a política de "China única" durante telefonema na noite desta quinta-feira (9) com o presidente chinês, Xi Jinping.

continua após publicidade

Em dezembro, Trump havia irritado o governo chinês ao sugerir uma reaproximação com Taiwan, o que levaria ao rompimento de um compromisso de quase quatro décadas com Pequim. O republicano também quebrou protocolo ao conversar por telefone com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.

"O presidente Trump concordou, a pedido do presidente Xi, em honrar nossa política de 'China única'", segundo comunicado da Casa Branca.

continua após publicidade

Taiwan reagiu com silêncio ao anúncio. Um porta-voz do governo da ilha disse em comunicado que é interesse de Taiwan manter boas relações com os EUA e China.

Os líderes dos EUA e China não conversavam por telefone desde a posse de Trump, em 20 de janeiro. Fontes diplomáticas em Pequim dizem que o governo chinês expressava nervosismo sobre uma humilhação de Xi caso o telefonema com Trump não corresse bem e detalhes fossem vazados à mídia.

A todo país que deseja estabelecer relações diplomáticas com a China, Pequim exige o reconhecimento deste princípio. Isto impede qualquer independência formal de Taiwan, separada politicamente do continente desde 1949 e que Pequim deseja unificar com restante da China.

Os EUA deixaram de reconhecer Taiwan em 1979, passando a manter relações formais apenas com a China continental, governada pelo Partido Comunista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Trump muda tom e apoia política de 'China única' em telefonema com Xi"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!