MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Capital perde agentes de trânsito enquanto a frota aumenta

WILLIAM CARDOSO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A capital perdeu marronzinhos desde 2010, enquanto a frota da cidade cresceu 22% no período. Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram uma reduç

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2017, 21:10:47 Editado em 09.02.2017, 21:15:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

WILLIAM CARDOSO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A capital perdeu marronzinhos desde 2010, enquanto a frota da cidade cresceu 22% no período. Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram uma redução de 16% no número de agentes em seis anos.

Na prática, 3 em cada 20 agentes deixaram a CET por causa de demissão ou aposentadoria. O último concurso para preenchimento de vagas foi realizado em 2008, na primeira gestão de Gilberto Kassab (PSD). Os marronzinhos são responsáveis por organizar o trânsito na cidade, como, por exemplo, após acidentes ou em locais com semáforos desligados.

continua após publicidade

Em números absolutos, cada marronzinho cuidava de 3.017 veículos em 2010. Em 2016, passou a tomar conta de 4.405, um aumento de 46%. Segundo Alfredo Coletti Bocci, diretor do Sindviários (sindicato da categoria), a defasagem pode ser ainda maior, porque apenas 1.200 agentes trabalham na rua.

O “cobertor está curto” e não há marronzinhos em quantidade suficiente para cobrir toda a cidade, segundo Bocci. “Hoje, temos um deficit de 2.850 agentes de trânsito na rua”, afirma.

Na gestão da então petista Luiza Erundina (1989 a 1992), hoje no PSOL, havia 2.500 agentes nas ruas, para uma frota três vezes menor, segundo o sindicato.

continua após publicidade

Com Fernando Haddad (PT), houve um programa de demissão voluntária já no primeiro ano de gestão, em 2013, com a perda de 7% do efetivo, sem reposição.

A situação piora, segundo o sindicato, porque marronzinhos são deslocados para operações especiais, como a Marginal Segura, do prefeito João Doria (PSDB). Segundo Bocci, 70 foram tirados de seus postos para trabalhar nas marginais Tietê e Pinheiros. Há ainda remanejamentos em eventos, como a Fórmula 1.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Capital perde agentes de trânsito enquanto a frota aumenta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!